Vinhos Verdes « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Vinhos Verdes

Caracterização

O Vinho Verde é um produto único no mundo, seno tradicionalmente um vinho leve e fresco que é produzido na Região Noroeste de Portugal, na denominada Região Demarcada dos Vinhos Verdes. Tem como limites a norte o Rio Minho (fronteira com a Galiza), a nascente e a sul zonas montanhosas que constituem a separação natural entre o Entre-Douro-e-Minho Atlântico e as zonas do país mais interiores de características marcadamente mediterrânicas, e por último o Oceano Atlântico que constitui o seu limite a poente.

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes caracteriza-se pela sua grande expansão, ocupando uma área de aproximadamente 34 mil hectares, o correspondente a 15% da área vitivinícola nacional.

No período compreendido entre Janeiro e Outubro de 2009, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) faz um balanço bastante positivo. 12 milhões de litros e 26 milhões de euros de exportação representam um aumento de 1,5% relativamente ao período homólogo de 2008. França, Alemanha, Angola e EUA foram os principais mercados de exportação do Vinho Verde, sendo que este último registou um crescimento de 27%, representando um incremento que rondou os 484.699 litros, que equivale a um milhão e mais de 244 mil euros.

Deste modo, em consequência da sua crescente qualidade e do reconhecimento das suas características únicas, o consumo do Vinho Verde tem vindo a crescer substancialmente no mercado externo, representando cerca de 40% das exportações portuguesas de vinho de Denominação de Origem Controlada (DOC).

Onde está?

Dadas questões de ordem cultural, microclimas, tipos de vinho, encepamentos e modos de condução das vinhas conduziram à divisão da Região Demarcada dos Vinhos Verdes em nove sub-regiões:

  • Amarante: integrando os concelhos de Amarante e Marco de Canaveses;
  • Ave: integrando os concelhos de Vila Nova de Famalicão, Fafe, Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e o concelho de Vizela, com excepção das freguesias de Vizela (Santo Adrião) de Barrosas (Santa Eulália);
  • Baião: integrando os concelhos de Baião, Resende (excepto a freguesia de Barrô) e Cinfães (excepto as freguesias de Travanca e Souselo);
  • Basto: integrando os concelhos de Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Mondim de Basto e Ribeira de Pena;
  • Cávado: integrando os concelhos de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro;
  • Lima: integrando os concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez;
  • Monção e Melgaço: integrando os concelhos de Monção e Melgaço;
  • Paiva: integrando o concelho de Castelo de Paiva, e, no concelho de Cinfães, as freguesias de Travanca e Souselo;
  • Sousa: integrando os concelhos de Paços de Ferreira, Paredes, Lousada, Felgueiras, Penafiel e, no concelho de Vizela, as freguesias de Vizela (Santo Adrião) e Barrosas (Santa Eulália).

Perspectivas de Desenvolvimento

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), após o crescimento assinalável das exportações em 2009, irá continuar a sua aposta na promoção do Vinho Verde nos mercados externos. Neste ano de 2010, a CVRVV vai investir cerca de 1,5 milhões de euros em acções de marketing e comunicação. Participação em feiras e provas, campanhas de publicidade e iniciativas de aproximação e esclarecimento do consumidor, organização de formações e degustações, nacionais e internacionais, assim como visitas de jornalistas e investidores estrangeiros, serão as grandes apostas.

Sob o lema “Vinho Verde. Não há outro assim”, a CVRVV pretende continuar a promover o conceito de um vinho leve, fresco e frutado e jovem.

Para tal, delineou um plano de acções devidamente estruturado para que seja possível envolver o consumidor e expandir a sua presença nos mercados chaves, direccionando atenções não só para o mercado nacional como para o internacional. Assim, a par do mercado nacional, Estados Unidos da América, Brasil, Suíça, Canadá, Noruega, Bélgica, Alemanha e Espanha são alguns dos mercados que vão estar nas perspectivas futuras do Vinho Verde.


Região Demarcada dos Vinhos Verdes

Entidade Gestora

Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes

Endereço

Rua da Restauração, 318
4050-501 Porto

Web

www.vinhoverde.pt

Contactos

Telefone: +351 22 607 7300
Telefax: +351 22 607 7320