Vinhos do Dão « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Vinhos do Dão

Caracterização

A Região Demarcada do Dão foi a primeira a ser criada em Portugal no ano de 1908, tendo comemorado em 2008 os cem anos da sua existência. Actualmente, a Região Demarcada do Dão representa uma das mais vastas áreas de Portugal, abrangendo uma área aproximada de 375 mil hectares, sendo que 20 mil são vinhas.

Desenvolve-se entre zonas profundamente montanhosas e vales com colinas e suaves declives, possui um clima frio e chuvoso Inverno e quente e seco no Verão – condições únicas para a produção de vinhos com qualidade assinalável.

Geograficamente, a Região Demarcada do Dão encontra-se delimitada pelas Serras da Estrela, Caramulo, Lousã, Buçaco, Nave e Açor, e é cruzada ainda por alguns dos rios mais emblemáticos e limpos de Portugal: o Mondego, o Vouga, o Paiva e o Dão. Ao longo dos anos, a Região foi conseguindo afirmar os seus vinhos através do enfoque em características únicas, nomeadamente a elegância, a capacidade de acompanhamento de várias refeições gastronómicas e a elevada capacidade de envelhecimento.

A Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão é a entidade que representa os interesses dos agentes económicos envolvidos na produção e comercialização dos vinhos (ou outros produtos vínicos) que possuem a Denominação de Origem Controlada (DOC) Dão. Neste sentido, a CVR do Dão identificou como público-alvo o segmento de consumidores entre os 25 e os 35 anos, estando dirigido a este segmento uma estratégia de marketing apropriada.

Quem o constitui?

Na CVR estão inscritos à volta de 200 agentes económicos, a que se juntam mais alguns milhares de viticultores que entregam as uvas produzidas a empresas da região e adegas cooperativas, e outros que utilizam pequenas quantidades produzidas para consumo próprio.

De entre os agentes económicos que fazem parte da Comissão, destacam-se empresas familiares, sociedades agrícolas, empresas exportadoras, adegas cooperativas e empresas de apoio ao sector.

Onde está?

A Região Demarcada do Douro está segmentada em sete sub-regiões:

  • Sub-Região da Serra da Estrela: Junção das freguesias de Arcozelo da Serra, Cativelos, Figueiró da Serra, Freixo da Serra, Lagarinhos, Meio, Moimenta da Serra, Nabais, Nespereira, Paços da Serra, Ribamondego, Rio Torto, São Julião, São Paio, São Pedro, Vila Cortez da Serra, Vila Franca da Serra, Vila Nova de Tazem e Vinhó, do município de Gouveia, e das freguesias de Carragosela, Folhadosa, Girabolhos, Lages, Paranhos da Beira, Pinhanços, São Martinho, São Romão, Sameice, Sandomil, Santa Comba de Seia, Santa Eulália, Santa Marinha, Santiago, Seia, Torrozelo, Tourais, Travancinha e Várzea de Meruge, pertencentes ao município de Seia.
  • Sub-Região de Besteiros: Formada pelos municípios de Mortágua e de Santa Comba Dão na sua totalidade e pelas freguesias de Barreiro de Besteiros, Campo de Besteiros, Canas de Santa Maria, Caparrosa, Castelões, Dardavaz, Ferreirós do Dão, Lageosa do Dão, Lobão da Beira, Molelos, Mosteiro de Fráguas, Mouraz, Nandufe, Parada de Gonta, Sabugosa, Santiago de Besteiros, São Miguel do Outeiro, Tonda, Tondela, Tourigo, Vila Nova da Rainha e Vilar de Besteiros, todas do município de Tondela;
  • Sub-Região de Castendo: Composta pelo município de Penalva do Castelo e pelas freguesias de Rio de Moinhos e SIlvã de Cima do município de Sátão;
  • Sub-Região de Silgueiros: Freguesias de Fragosela, Povolide, São João de Lourosa, Santo Evos e Silgueiros, do município de Viseu;
  • Sub-Região de Terras de Azurara: Formada apenas pelo Município de Mangualde;
  • Sub-Região de Terras de Senhorim: Conjugação dos municípios de Carregal do Sal e de Nelas;
  • Sub-Região do Alva: Constituída pelos municípios de Oliveira do Hospital e de Tábua.
  • Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu.

Quais os centros de saber que o suportam?

  • Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu.


Vinhos da Região Demarcada do Dão

Entidade Gestora

Comissão Vitivinícola do Dão

Endereço

Solar do Vinho do Dão
Rua Aristides Sousa Mendes, Apartado 10
3501-908 Viseu

Web

www.cvrdao.pt

Contactos

Telefone: +351 232 410 060
Telefax: +351 232 410 065