Universidade Lusíada « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Universidade Lusíada

a)        Breve Caracterização

Fruto da missão da Fundação Minerva – Cultura – Ensino e Investigação Científica, com um forte carácter educacional mediante a promoção do ensino em todos os seus graus, mormente o superior, da investigação científica e de todas as actividades conexas, surge a responsabilidade de assegurar a manutenção e o funcionamento regular das Universidades Lusíada. Por aí se vê que o âmbito estatutário da Fundação é muito amplo, envolvendo actividades de natureza cultural e científica, para além daquelas que constituem o desenvolvimento natural do projecto universitário “Lusíada”, que hoje se alarga no território português a Lisboa, Porto e Vila Nova de Famalicão marca também presença nos países de língua oficial portuguesa como na República de Angola (Luanda, Benguela e Cabinda).

A Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão fica situada no Edifício da Lapa, no Largo Tinoco de Sousa. Este pólo regional acaba de fazer 21 anos de existência.

A Universidade é constituída por três Faculdades, ministrando as seguintes licenciaturas:

FACULDADE ARQUITECTURA E ARTES

  • Licenciatura em Arquitectura
  • Licenciatura em Design

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA ECONOMIA E DA EMPRESA

FACULDADE DE ENGENHARIA E TECNOLOGIAS

  • Licenciatura em Engenharia Mecânica
  • Licenciatura em Engenharia Civil
  • Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e Informática
  • Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial
  • Licenciatura em Engenharia Têxtil

Entre as 3 Faculdades existem 17 Mestrados e 3 Doutoramentos (Design, Arquitectura e Economia).

Podemos encontrar os seguintes cursos de pós-graduação:

A instituição promove também Cursos de formação contínua, formação profissional e especialização tecnológica.

Recursos e Tecnologia

Instituto Lusíada de Serviços às Empresas

O Instituto Lusíada de Serviços às Empresas coloca a experiência em Consultoria dos recursos humanos da Universidade Lusíada à disposição das empresas, representando um potencial para o Cliente-ILS através da incorporação de Conhecimento na sua organização.

A equipa de consultores multidisciplinares, aliada a equipamentos de investigação nas mais diversas áreas, permite ao Cliente-ILS uma aposta séria na inovação empresarial, quer ao nível do negócio, quer ao nível do processo.

O diagnóstico sobre cada uma das realidades empresarias, permite ao ILS-empresas o desenvolvimento de soluções à medida, sendo proposto ao Cliente acções concretas e ajustadas a cada caso.


c)        Principais áreas de investigação

Pertencente à Universidade existe o Instituto Lusíada de Investigação e Desenvolvimento – ILID, que integra o Centro Lusíada de Investigação e Desenvolvimento em Energia e Gestão Industrial – CLEGI.

Tem duas linhas de investigação:

  • Processos Industriais
  • Gestão Industrial

As principais áreas de especialização são: inteligência artificial, automação e controlo, energia e ambiente, gestão do conhecimento, lean thinking, materiais, gestão de operações, produção.


d)        Casos de Sucesso

Importa salientar os seguintes projectos I&D:

  • Intelligent Tool Wear Monitoring;
  • EMAS Technical Implementation and Verification (ETIV);
  • GRIDSOM – o objective principal é juntar todos os investigadores e conhecimento científico numa plataforma virtual global;
  • Automatization of Residual Water Treatment Stations.