Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Universidade do Porto

a)        Breve Caracterização

Com origens que remontam ao século XVIII, a Universidade do Porto é actualmente a maior instituição de ensino e investigação científica de Portugal.

Perto de 29.000 estudantes, 2.300 professores e investigadores e 1.700 funcionários não docentes frequentam as suas 15 escolas e 69 unidades de investigação, distribuídas por três pólos universitários localizados na cidade do Porto (Asprela, Campo Alegre e Centro do Porto).

Com 14 faculdades e uma business school, a Universidade do Porto oferece uma excepcional variedade de cursos, que abrangem todos os níveis de ensino superior e todas as grandes áreas do conhecimento. Na verdade, com mais de 600 programas de formação (das licenciaturas aos doutoramentos, passando pela educação contínua), a Universidade do Porto possui soluções de ensino para todos os públicos.

A excepcional qualificação do corpo docente (73% dos 1.855 docentes ETI são doutorados) garante a elevada qualidade da formação da Universidade do Porto, que a torna na universidade portuguesa mais procurada pelos candidatos ao Ensino Superior e a preferida dos estudantes com as mais altas classificações escolares. Todos os anos, mais de 2.000 estudantes estrangeiros escolhem a Universidade do Porto para completar a sua formação superior.

Actualmente, perto de 29.000 estudantes (6.500 dos quais em pós-graduações) frequentam os 241 cursos de licenciatura, mestrado integrado, mestrado e doutoramento da Universidade do Porto.

Com 69 unidades de investigação, a Universidade do Porto é responsável por mais de 20% dos artigos científicos portugueses indexados anualmente na ISI Web of Science, o que a torna no maior produtor de Ciência em Portugal.

Quase metades daquelas unidades de investigação foram classificadas com “Excelente” ou “Muito Bom” nas mais recentes avaliações independentes internacionais. De facto, a Universidade do Porto possui alguns dos mais produtivos e internacionalmente reconhecidos centros portugueses de I&D.

Nos últimos anos, a U.Porto tem apostado na valorização económica das suas actividades de investigação e recentes parcerias com algumas das maiores empresas nacionais já resultaram em diversas inovações com sucesso comprovado em mercados nacionais e internacionais.

b)        Recursos e Tecnologias

A Universidade do Porto dispõe de múltiplos laboratórios científicos, bibliotecas e anfiteatros.

c)        Principais áreas de investigação


d)        Casos de Sucesso

A UP mantém relações empresariais tais como:

  • CIENCINVEST – Valorização Económica da Ciência, S.A.
  • NET – Novas Empresas e Tecnologias, S.A.

PRIMUS M.G.V. – Promoção e Desenvolvimento Regional, S.A.