Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Escola Superior de Enfermagem de Vila Real « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Escola Superior de Enfermagem de Vila Real

a)        Breve Caracterização

Iniciou a sua actividade de formação, com o Curso de Enfermagem de Geral, a 9 de Abril de 1980, em instalações provisórias, cedidas pela Administração Distrital dos Serviços de Saúde de Vila Real, no centro da cidade.

Desde 1983 situa-se em instalações próprias na zona periférica da cidade, junto da povoação de Lordelo e nas imediações do Hospital de S. Pedro de Vila Real, ocupando uma área de dois hectares, arborizada e ajardinada. O edifício num só piso, construído com o apoio do Programa de Cooperação Luso-Norueguês, foi inaugurado em 2 de Maio de 1983.

O Ensino de Enfermagem foi integrado no Sistema Educativo Nacional no Sub Sistema Ensino Superior Politécnico e, em 15 de Setembro de 1989, a Escola foi convertida em Escola de Ensino Superior Politécnico, não integrada.

Iniciou formação de nível superior, em Abril de 1990, com o Curso de Bacharelato em Enfermagem, o Curso de Licenciatura em Enfermagem.

Ao longo da sua existência tem procurado dar resposta às necessidades de formação em enfermagem, nela tendo funcionado os diferentes cursos legalmente instituídos, procurando que os seus diplomados sejam profissionais competentes, inovadores e reflexivos.

O facto daqueles, se distribuírem maioritariamente por todo o distrito, tem possibilitado aumentar o poder de resposta dos Hospitais e Centros de Saúde, através da abertura de novos serviços e consequentemente melhorar o nível de saúde da população.


b)        Recursos e Tecnologias

A Escola Superior de Enfermagem de Vila Real possui diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

A principal área de investigação da escola é a saúde.