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Universidade de Aveiro – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

a)        Breve Caracterização

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) da Universidade de Aveiro assume-se, desde a sua fundação em 1997, como um centro de Ensino Superior único em Portugal.

Localizada em pleno centro da cidade de Águeda, a ESTGA, ciente da dinâmica da região em que se insere, propõe uma oferta formativa que visa responder às necessidades de públicos com interesses diversificados e que se concretiza em cursos de formação pós-secundária e cursos de licenciatura.

No sentido de aumentar o seu contributo como um dos vectores de desenvolvimento da região, para além da oferta formativa, a ESTGA promove uma estreita cooperação com a sociedade, encorajando e estabelecendo relações activas e fortes com as empresas e outras entidades, nomeadamente com os municípios, de forma a dar corpo à sua Missão:

  • “Preparar técnicos para o exercício de profissões qualificadas em áreas tecnológicas, administrativas e de gestão, e contribuir para a sua formação global;
  • Promover a difusão da cultura, da ciência e da tecnologia; e contribuir para o desenvolvimento, em particular, da região em que se insere”.

A Escola pretende “ser reconhecida pelos alunos, empregadores e sociedade em geral como uma escola politécnica de referência a nível nacional, com um modelo pedagógico inovador, com profissionais motivados e altamente qualificados, aberta ao exterior e potenciadora da qualidade e do empreendedorismo”.

As licenciaturas em tecnologia e engenharia da ESTGA estão organizadas de acordo com o Modelo de Aprendizagem Baseado em Projectos (MABP). Neste modelo, os alunos partem de problemas concretos e próximos da realidade, sob a forma de projectos, para o desenvolvimento de toda a sua aprendizagem em torno dos esforços de resolução desses problemas. Os processos de aprendizagem são assim autónomos, diferentes de aluno para aluno e de percursos pré-estipulados pelos professores. É um modelo fortemente centrado no aluno, respondendo por isso a um dos desafios mais importantes do Processo de Bolonha.
Os cursos estão organizados, do primeiro ao último ano, sob a forma de Agregações de Competências em estruturas curriculares semestrais, os Módulos Temáticos, dedicadas a cada um dos grandes temas de formação do curso. Estas estruturas são constituídas por um Projecto e por um conjunto de Disciplinas Associadas, onde são abordados assuntos fundamentais relativos ao tema em questão, sempre de forma articulada com o projecto. Os alunos trabalham em grupo, sob a orientação de pelo menos um docente.

As restantes licenciaturas da ESTGA, não estando formalmente organizadas em torno de projectos, incorporam elementos importantes do MABP. Em particular, as unidades curriculares são desenhadas com base nas Aprendizagens Verificáveis (Learning Outcomes), estruturando-se o curso em torno de Agregações de Competências, que se traduzem pela articulação entre várias unidades curriculares com o intuito de desenvolver, de forma integrada, grandes temas do curso. Neste contexto, é usual que aos alunos sejam propostos trabalhos que integram os objectivos de aprendizagem de várias unidades curriculares, para cuja orientação concorrem vários docentes. A utilização de estratégias de Aprendizagem Activa é, também nestes cursos, um dos pilares da organização curricular.

Outro aspecto singular revela-se pela existência de um projecto final integrador, que culmina a formação inicial de 1ºciclo destas licenciaturas.


b)        Recursos e Tecnologias
  • Unidade para a Informática, Avaliação, Acreditação e Qualidade
  • Unidade para a Divulgação e Relações Externas e Empresariais
  • Unidade para a Promoção do Sucesso Escolar e do Trabalhador-Estudante
  • Unidade de Coordenação dos Cursos de Especialização Tecnológica
c) Principais áreas de investigação
  • Engenharia Electrotécnica
  • Tecnologias da Informação
  • Comércio
  • Documentação e Arquivística
  • Gestão Pública e Autárquica
  • Técnico Superior de Secretariado.