Universidade Católica Portuguesa (Porto) « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Universidade Católica Portuguesa (Porto)

a)        Breve Caracterização

Integrado na Universidade Católica Portuguesa – a mais antiga Universidade não estatal, sendo também a única, nesta categoria, que participa nas decisões da política do Ensino Superior – o Centro Regional do Porto da Universidade Católica iniciou a sua actividade, na cidade do Porto em 1978, com a Licenciatura em Direito. Actualmente, este Centro conta já com cerca de 4200 alunos inscritos e distribuídos por mais de quinze licenciaturas e cursos de pós-graduação leccionados em dois pólos da cidade: O Campus da Foz e o Campus da Asprela.

Seguindo os princípios e objectivos que norteiam a Universidade Católica Portuguesa, o Centro Regional do Porto desenvolve esforços no sentido da promoção da investigação e do ensino superior; do incremento da cultura nos planos intelectual, artístico, moral e espiritual; da preparação de quadros para a sociedade e a educação permanente, de forma a criar assim uma autêntica comunidade universitária, alicerçada nos princípios da verdade e do respeito pela pessoa humana.

A Personalização do Ensino, o Apoio Social, os Prémios de Mérito e, a Ligação desde cedo ao Mercado de Trabalho são algumas das acções concretas do Centro Regional do Porto que vão ao encontro destes princípios e objectivos.

Tudo isto, num ambiente de Interdisciplinaridade e sem nunca esquecer a Cultura Académica.

O Campus da Foz integra a Escola de Artes, a Escola de Direito, a Faculdade de Economia e Gestão, a Faculdade de Educação e Psicologia, a Faculdade de Teologia e o Instituto de Bioética.

O Campus da Asprela integra a Escola Superior de Biotecnologia e o Instituto de Ciências da Saúde.


b)        Recursos e Tecnologias

A UCP possui vários laboratórios, anfiteatros e biblioteca.


c)        Principais áreas de investigação
  • Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF);
  • Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE);
  • Centro de Estudos do Pensamento Português (CEPP);
  • Centro de Investigação em Ciências e Tecnologias das Artes (CITAR);
  • Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH);
  • Gabinete de Investigação de Bioética (GIB).