Unidade de Investigação em Materiais Cerâmicos – Universidade de Aveiro « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Unidade de Investigação em Materiais Cerâmicos – Universidade de Aveiro

O objectivo desta Unidade de Investigação é o desenvolvimento de uma actividade de investigação de elevada qualidade, cobrindo temas tão diversificados como as novas tecnologias de fabrico e aplicações de cerâmicos tradicionais, e materiais cerâmicos de alta tecnologia. A maior parte do esforço de investigação centra-se neste último domínio, mas a maior parte das actividades de transferência de tecnologia estão intimamente ligadas aos cerâmicos tradicionais.

Os resultados de investigação são regularmente publicados em revistas e actas de conferências internacionais. Em 2000 os membros desta Unidade de Investigação publicaram cerca de uma centena de artigos, com 50% dos mesmos editados em revistas do chamado “Science Citation Index”. Os resultados de investigação incluíram ainda um significativo número de patentes nacionais e internacionais.

Jovens investigadores (estudantes de licenciatura, candidatos a graus de mestrado e doutoramento e mesmo pós-doutorados) participam activamente nas actividades de investigação. O recrutamento destes jovens estende-se a um elevado número de países da Europa mas também da Ásia, Estados Unidos da América, América Latina e África.