Unidade de Investigação em Eco-Etologia « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Unidade de Investigação em Eco-Etologia

Esta unidade de investigação opera no campo das ciências marinhas. Cresceu de um núcleo inicial de pesquisadores dedicados ao estudo do comportamento dos peixes, especialmente em peixes do litoral. O estudo do comportamento de peixes do litoral levou a equipa a alargar a sua actividade para o estudo da ecologia de peixes, biologia larval, monitoragem e conservação, biogeografia, filogenia, filogeografia e evolução; estuarinas e peixes de água doce também foram integrados na área de pesquisa.

Uma grande ênfase foi colocada sobre a monitorização das comunidades de peixes e na recolha de dados de linha de base sobre a dinâmica temporal em assembleias de peixes, informações cruciais para investigar os problemas associados com o aquecimento global e para delinear estratégias de conservação dos organismos aquáticos e habitats. A este respeito, o estudo dos peixes também foi integrado com outros organismos aquáticos, ou seja, os mamíferos marinhos e aves marinhas. O estudo do comportamento também levou a uma abordagem integrada, com especial destaque para as inter-relações entre os processos comportamentais e fisiológicos, em especial com os estudos de endocrinologia e comportamento de vertebrados.

A Unidade é dirigida por um coordenador (Vítor Almada) e está dividido em dois grupos de pesquisa – Biologia e conservação dos organismos aquáticos, liderada pelo coordenador, biologia comportamental integrativa, liderada por Rui Oliveira. A actividade científica da Unidade como um todo é orientada pelo líder da unidade e os seus membros PhD mais um conselho consultivo externo, principalmente composto por pesquisadores estrangeiros.