Mobiliário « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Mobiliário

Caracterização

As Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal contabilizam cerca de 2,1 mil milhões de euros de volume de vendas e exportam 1,5 mil milhões de euros, de acordo com dados fornecidos em 2009 pela Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal. O mobiliário, os painéis de madeira e as madeiras de pinho e de eucalipto, em rolaria e serradas, são os principais responsáveis por estes valores.

A necessidade sentida no sector do mobiliário de ter que tomar medidas para ultrapassar as dificuldades que tem vindo a sentir, conduziu a que um grupo de entidades do sector se unisse e criassem um cluster. Desse desafio resultou a criação da Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas do Mobiliário de Portugal (APEIEMP) que, para além da AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal conta com as Associações Empresariais de Paços de Ferreira e Paredes, a Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário e a Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.

A grande missão do Cluster passar por promover a competitividade das empresas de mobiliário e madeira que operam em Portugal, para que a médio/longo prazo estas alcancem os tais níveis competitivos desejados e criem empregos qualificados e sustentados, de forma a gerar riqueza para a região. Tornar o mobiliário português e prepará-lo em termos de escala para se tornar numa referência internacional de excelência é o desafio lançado. Para que tal seja possível a aposta centra-se em três conceitos que podem funcionar como factores de diferenciação num panorama internacional:

  • Qualidade;
  • Design;
  • Inovação.

O projecto totaliza um investimento de 114 milhões de euros, que se desdobram em 34 projectos e assentam em 4 pilares fundamentais:

Em que:

  • InterFurniture: Reflecte a aposta na Internacionalização Sustentada e no Marketing. Para tal será desenvolvido um plano de acção comum de forma a privilegiar e incentivar a constituição de parcerias entre empresas sob a marca umbrella Made in/by Portugal;
  • TechFurniture: Centra-se na criação de um Centro Avançado de Design e de um Centro de Inovação do Mobiliário. O primeiro com sede nas instalações da Profisousa (Paços de Ferreira) tendo como grande objectivo a preparação e/ou especialização de designers para as empresas da região, bem como a sensibilização das mesmas para a grande necessidade da incorporação deste elemento nos seus produtos.

Por seu turno, o Centro de Inovação do Mobiliário, com sede nas antigas instalações do Centro Tecnológico para as Indústrias da Madeira e Mobiliário (CTIMM), terá como objectivo testar produtos e materiais, estando ainda incumbido da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias e novos processos de fabrico.

  • HumanFurniture:Visa o desenvolvimento de uma Rede de Excelência do Potencial Humano, com o objectivo de qualificar o pessoal ligado ao sector.
  • NetFurniture:Com o objectivo de promover a Cooperação Empresarial, de modo a tornar mais forte e competitivo o sector mobiliário nacional.

Quem o constitui?

O Cluster é formado por cinco associações, englobando portanto um conjunto vasto de empresas associadas a estas:

  • Associação Empresarial de Paços de Ferreira;
  • Associação Empresarial de Paredes;
  • Associação das Indústrias de Mobiliário de Portugal;
  • Associação Portuguesa de Comércio Mobiliário;
  • Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins.

Onde está?

Dada a tradição que o sector do mobiliário possui em Paredes e Paços de Ferreira, este cluster tem presença mais notada nestes dois concelhos. Todavia, tal como comprova a presença de associações de carácter nacional na APEIEMP – Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas do Mobiliário de Portugal – este cluster tem abrangência nacional.


Centros de Saber

  • CTIMM – Centro Tecnológico das Indústrias de Madeira e Mobiliário

Perspectivas de Desenvolvimento

A actuação do Cluster das Empresas de Mobiliário para os próximos anos terá como propósito atingir um conjunto de resultados, entre os quais:

  • Promover a importância do design e da inovaçãocomo factores cruciais para a diferenciação a nível internacional, conduzindo de forma subsequente ao aumento da visibilidade internacional das empresas nacionais;
  • Incrementar a qualificação dos recursos humanos das empresas pertencentes ao cluster;
  • Desenvolver projectos comuns de I&DT;
  • Aumentar em 20% o valor das exportações do mobiliário português.

De uma forma geral, o cluster pretende desenvolver um conjunto de práticas que no futuro permitam contribuir para o aumento de produtividade e competitividade das empresas nacionais. Só assim Portugal se poderá assumir internacionalmente como um país de referência no sector do mobiliário.


Para a gestão e dinamização do cluster nos próximos criou-se a Associação Plataforma para a Construção Sustentável.

Mobiliário

Entidade Gestora

Associação para o Pólo de Excelência e Inovação das Empresas de Mobiliário de Portugal (APEIEMP)

Endereço

Rua Amália Rodrigues, 66
Apartado 42 Paredes;
4584-909 Porto

Web