Lepae – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia – Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Lepae – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente e Energia – Universidade do Porto

O LEPAE (Laboratório de Processos, Ambiente e Engenharia de Energia) é uma unidade operacional de investigação que trabalha em conjunto com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e os seus interesses científicos estão focados na Química, Engenharia Biológica e Ambiental. O pessoal permanente do LEPAE inclui 22 cientistas que supervisionam cerca de 75 investigadores.

A arquitectura científica do LEPAE dispõe de 3 áreas alvo principais: Ambiente e Saúde; Energia, processos e produtos; Biotecnologia e Interfaces. O LEPAE enfatiza a informação cruzada em diferentes campos e, portanto, os cientistas são estimulados a trabalhar em cooperação com colegas provenientes de diferentes disciplinas especializadas, nesta e noutras Unidades, procurando reforçar sinergias e avanços em áreas interfaciais.

A formação científica e multidisciplinar do pessoal permanente do LEPAE tem sido muito útil no apoio ao desenvolvimento das três áreas alvo acima mencionados e noutras áreas emergentes como a nanociência e novas tecnologias energéticas. Esse conhecimento engloba áreas como a separação e reacção catalítica de membrana, simulação e modelagem matemática, química de vestígios de compostos, ciência de superfície, biotecnologia ambiental e biologia molecular, qualidade da água, resíduos sólidos, líquidos e tratamento de gases, controle de processos automáticos e fenómenos de transporte.

Uma característica distinta das actividades do LEPAE é a capacidade de articular a procura de avanços científicos com aplicações e soluções tecnológicas inovadoras, incluindo patentes já aprovadas. Isto permite colaborações frutuosas com empresas industriais e órgãos institucionais nas áreas de polímeros, processamento de alimentos, tecnologia de tinta, água, esgoto, resíduos sólidos e tratamento de gases, qualidade do ar e da saúde, separação de gás, refino de petróleo, petroquímica, produtos florestais e novos sistemas de produção de energia.