Laboratório de Processos de Separação e Reacção – LSRE – Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Laboratório de Processos de Separação e Reacção – LSRE – Universidade do Porto

A missão do LSRE é contribuir para o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico nacional e europeu na área de Processos de Separação e Reacção em Engenharia Química. As actividades de I&D estão concentradas em quatro áreas: Processos de Separação; Engenharia da Reacção; Modelização, Simulação e Controlo de Processos; Engenharia Ambiental. A actividade do LSRE abrange vários níveis de conhecimento desde a investigação fundamental até ao desenvolvimento de produtos e processos industriais. A formação de investigadores e técnicos de elevada competência é parte integrante da actividade do LSRE através de programas de doutoramento e pós-doutoramento.

A origem do LSRE remonta a 1976 fazendo então parte do Centro de Engenharia Química (CEQ/INIC) da Universidade do Porto. O LSRE na sua forma actual foi criado em 1990 e é hoje uma Unidade de I&D financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Ministério da Ciência e do Ensino Superior. O LSRE foi classificado de Excelente nas três avaliações externas relativas aos períodos 1993-1995, 1996-1998 e 1999-2001, sendo a única unidade de I&D da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com três classificações consecutivas de Excelente.

O LSRE tem como instituição de acolhimento a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e conta hoje com dezoito doutorados que exercem as suas actividades profissionais e de investigação em várias instituições de ensino superior, nomeadamente na FEUP e no Instituto Politécnico de Bragança. Actualmente procede-se ao estabelecimento de dois pólos: o pólo LSRE/Porto envolvendo doze membros doutorados e o pólo LSRE/Bragança envolvendo seis doutorados, ao qual se prevê a adesão a curto prazo de mais dois membros.

O LSRE conta ainda com cerca de trinta estudantes de doutoramento provenientes não só de Portugal, como de vários países Europeus e da América do Sul, e ainda de Angola, Índia e China.