Laboratório de Catálise e Materiais – Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Laboratório de Catálise e Materiais – Universidade do Porto

O LCM é uma unidade de investigação do Departamento de Engenharia Química, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que é financiado pela FCT (Fundação para a Ciência ea Tecnologia, Unidade n º 12/1181). O LCM é um parceiro do Laboratório Associado LSRE-LCM. O pessoal de investigação do LCM inclui:

  • Membros permanentes;
  • Membros não permanentes;
  • Investigadores pós-doutorados, doutorados e estudantes de mestrado

Os membros permanentes incluem membros do corpo docente (professores) da FEUP e associados de investigação sem contrato com a faculdade. O pessoal não permanente é filiado a outras instituições do Sistema de Educação Superior que realizam as suas actividades de investigação no âmbito do LCM.
A equipa do LCM inclui um número variável de doutorados e estudantes de mestrado, bem como de pós-doutorados e outros investigadores, que trabalham no LCM por um período bem definido de tempo. O seu trabalho é supervisionado por membros da equipa.

Em 2004, a parceria LSRE-LCM obteve o estatuto de Laboratório Associado Nacional, reconhecendo a capacidade das duas unidades de cooperar de forma estável, competente e eficaz para a prossecução de objectivos específicos da Política Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

O principal objectivo do laboratório é desenvolver novos materiais, produtos e tecnologias, em químicos, para a sustentabilidade e, simultaneamente, promover a formação avançada nestes domínios. O esforço de investigação do LCM centra-se sobretudo em dois domínios científicos de grande importância: Materiais de carbono e Catálise.