Instituto Superior Miguel Torga « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Superior Miguel Torga

a)        Breve Caracterização

Uma das mais antigas Instituições Universitárias de Ensino Superior Privado em Portugal com mais de sete décadas de existência. Este instituto contempla onze cursos de 1º ciclo (licenciaturas) em: Serviço Social, Psicologia, Comunicação Social, Comunicação Empresarial, Informática de Gestão, Informática, Multimédia, Design de Comunicação, Gestão, Gestão de Recursos Humanos e Consultoria e Administração Social.

Quanto a cursos de 2º ciclo (mestrados) está autorizado o funcionamento dos seguintes: Psicologia Clínica (com três ramos de especialização), Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Sociopsicologia da Saúde, Serviço Social, Comunicação Empresarial e Jornalismo Multidisciplinar, além de cursos de Doutoramento (em convénio com a Universidade da Extremadura – Espanha e com o Instituto de Ciências Bio-Médicas de Abel Salazar da Universidade do Porto) e ainda cursos de Pós-Graduação e cursos de Formação Permanente. Todos os cursos de 1º e 2º ciclo estão adequados a Bolonha.

Actualmente conta com cerca de 30 funcionários e 100 docentes e perto de 1500 alunos, constituindo um corpo docente e discente, criativo, crítico e inovador.


b)        Recursos e Tecnologias

Na vertente de Formação Contínua, o Instituto tem três apostas:

NUFIC – Núcleo de Formação Inicial e Contínua

Foi criado em 1994, com o objectivo de promover o diagnóstico de necessidades de Formação e consequentemente propor um programa anual de Formação Contínua, conceber e desenvolver programas de Formação Inicial adequados às necessidades dos Técnicos Superiores de Serviço Social e Ciências da Informação, utilizando para isso os Fundos estruturais.

AFP – Assessoria de Formação Permanente

A Assessoria de Formação Permanente (AFP), criada em 1998, é um organismo dependente do ISMT e insere-se no domínio das actividades de extensão universitária e de ligação à comunidade. A AFP tem como objecto da sua acção o levantamento e diagnóstico de necessidades de formação e implementação de planos de formação anuais na área das Ciências Sociais, Comunicação, Multimédia e Informática que permitam assegurar uma permanente actualização de conhecimentos ao longo da vida profissional de forma a melhorar a inserção e desempenho profissionais.

ECN – Escola de Comércio e Negócios

A Escola de Comércio e Negócios é a mais recente aposta do Instituto Superior Miguel Torga no desenvolvimento económico da região centro, em áreas como:

  • Gestão da Informação – Contabilidade, Finanças e Fiscalidade;
  • Gestão dos Recursos Materiais;
  • Gestão dos Recursos Humanos;
  • Gestão do Processo Produtivo;
  • Marketing;
  • Obtenção e Estruturação dos Recursos Financeiros;
  • Recrutamento, Selecção e Afectação dos Recursos Humanos;
  • Aquisição e Alocação dos Recursos Materiais e Equipamentos;
  • Liderança;
  • Envolvente Contextual da Organização.


c)        Principais áreas de investigação

O Centro de Investigação em Maturação Individual e Dinâmica Comunitária (CIMIDC)

destina-se a empreender uma actividade de investigação científica, aberta e interdisciplinar, sobre o processo complexo de maturação do indivíduo social ao longo do seu ciclo vital, no contexto da sua comunidade de pertença.

O CEPS – Centro de Estudos Psicossociais tem como um dos objectivos desenvolver e promover actividades de investigação na área da Psicologia Social, implementando a constituição de grupos de pesquisa com carácter episódico e/ou permanente. Para além disto, pretende também:

  • Organizar reuniões científicas (Simpósios, Colóquios, Congressos) de acordo com os ciclos de investigação que se desenvolvem no CEPS;
  • Articular e promover acordos com Centros congéneres de instituições universitárias portuguesas e estrangeiras;
  • Apoiar alunos que desenvolvam trabalhos curriculares na área de Psicologia Social, nomeadamente nos seminários de investigação e, ainda, proporcionar suporte científico na discussão e supervisão aos alunos que façam estágios em instituições com afinidades directas com o CEPS;
  • Desenvolver actividades de Aconselhamento e de Intervenção Psicossocial a famílias, casais, pais, adultos, crianças e adolescentes, que se traduz pela prestação de Serviços à Comunidade dos vários Núcleos: Gabinete de Apoio Psicossocial (GAP), Núcleo de Intervenção e Formação Sócio- Psicológia (NIFOSP) e Núcleo João dos Santos.