Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Português de Administração de Marketing de Matosinhos

a)        Breve Caracterização

O IPAM é uma instituição dedicada à criação, transmissão, crítica e difusão da cultura, ciência e tecnologia que, através do estudo, da docência e da investigação, se integra na vida da sociedade.

São objectivos desta instituição:

  • Formar gestores e quadros técnicos para empresas e outras organizações, preparados científica e tecnicamente para o exercício de tais funções;
  • Promover a preparação humana, ética, científica e técnica dos seus alunos;
  • Desenvolver investigação aplicada na área da Gestão de Marketing;
  • Divulgar os conhecimentos e as inovações científicas na sua área de acção;
  • Promover o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras;
  • Contribuir, no âmbito da sua actividade, para a modernização e aperfeiçoamento das estruturas produtivas nacionais e para o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesas;
  • Contribuir, no seu âmbito de actividade, para a cooperação internacional e para a aproximação entre os povos.

Método SIM – O método pedagógico IPAM

Este método é uma das formas pelas quais o IPAM sempre se diferenciou: a vertente prática dos cursos é uma aposta de sucesso.

O IPAM tem como principal preocupação proporcionar aos seus alunos uma forte componente prática. Desta forma, é comuns aos estudantes do IPAM manifestarem uma grande pressão devido ao elevado número de trabalhos a fazer.

O modelo focalizado nas competências que Bolonha protagoniza obriga a repensar o modelo pedagógico das escolas.

Muitas das escolas e universidades no mundo são muitas vezes reconhecidas pelo seu “método de ensino”. Um bom exemplo disso é a “Manchester Business School”, que tem como principal atributo o seu método de Manchester que evidência a componente prática das suas formações, inspirada na tradição e história do tecido empresarial daquela zona do Reino Unido.

Perante este facto, e reconhecendo que o IPAM também possui o seu método, que assenta na vertente prática, decidimos institucionalizar e baptizar o nosso modelo de ensino como “Método SIM”.


b)        Recursos e Tecnologias

O IPAM possui diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação
  • IDIM – Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing
  • GEMEO – Gabinete de Estudos de Mercado e Opinião
  • Laboratório de Marketing