Instituto Politécnico de Viseu « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Viseu

a)        Breve Caracterização

Escola Superior de educação:

Instalada provisoriamente no velho edifício da antiga Escola do Magistério Primário, com apenas 7 professores e 50 alunos, distribuídos por seis cursos, a E.S.E.V. tornou-se a primeira unidade orgânica de um Instituto Superior Politécnico a entrar em funcionamento no país. Desenvolvendo-se e diversificando-se em função das necessidades da comunidade, a instituição conheceu uma fase complexa de operacionalidade entre 1983 e 1988, tendo-se fixado nesta última data, e a título definitivo, no velho edifício onde começara, entretanto profundamente remodelado e ampliado.

O Pólo de Lamego, criado em 1987 numa perspectiva de descentralização e de regionalização capilar, veio redimensionar a instituição, levando à zona norte do distrito a presença e as vantagens do ensino superior. Entre outras, ao longo dos seus dezoito anos de funcionamento, procuraram os responsáveis pelo I.S.P.V. e pela E.S.E.V. equacionar e pôr em prática uma política de formação e de valorização do seu corpo docente, no ano lectivo de 1995 / 96 constituído por 81 elementos (onze deles mais do que em 82), dos quais 85% possuem já (ou estão a concluir) a sua pós-graduação (doutoramento, mestrado e provas de aptidão cientifica e pedagógica), e que leccionam nos oito cursos de formação inicial (frequentados por 982 alunos) e nos três cursos de Estudos Superiores Especializados (frequentados por 74 alunos).

A Profissionalização em Serviço e a Formação Contínua constituem outras duas áreas de docência. A este quadro, sobretudo quantitativo, há a acrescentar o papel relevante de 113 professores cooperantes que nos últimos anos desempenharam uma acção fundamental na preparação dos futuros diplomados da E.S.E.V. nos seus níveis de especialização, e que são a comprovação clara da inter-relação existente entre a instituição e a região, um dos princípios básicos do ensino superior politécnico. A qualidade da formação na E.S.E.V. assenta igualmente em outros pilares, de que se destaca: os planos de estudo – matrizes com capacidade potencial de abertura à formação de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico; as múltiplas iniciativas de valorização científica, pedagógica e cultural de âmbito nacional e internacional e abertas à comunidade.

Escola Superior agrária:

A Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), criada oficialmente em 19 de Dezembro de 1994, encontra-se integrada no Instituto Superior Politécnico de Viseu (ISPV) e assume-se como uma das mais recentes Escolas Agrárias pertencentes à rede nacional do Ensino Superior Agrário Politécnico em Portugal.

A ESAV visa formar uma nova geração de técnicos superiormente qualificados, de índole vincadamente prática, com a capacidade “de saber fazer…”, devidamente preparados para enfrentar os desafios da diversidade e da competitividade.

Escola Superior de Tecnologia:

Para além destes cursos, a Escola tem realizado cursos de pós graduação, não conferentes de grau académico.

Escola de Saúde:

As áreas científicas da Escola Superior de Saúde de Viseu, abrangem os seguintes domínios:

  • Enfermagem na Comunidade;
  • Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica;
  • Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica;
  • Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica;
  • Enfermagem Médico-Cirúrgica;
  • Enfermagem de Reabilitação;
  • Administração de Serviços de Enfermagem;
  • Fundamentos de Enfermagem;
  • Ciências Pedagógicas e Investigação

Escola de tecnologia e gestão:

Embora vocacionada para a formação inicial em domínios científicos que mais directamente possam intervir na actividade dos sectores económico-produtivos da sua área de abrangência, procura desenvolver áreas relacionadas com a Gestão, Contabilidade, Administração, Turismo, Informática, Telecomunicações e Serviço Social, tem também em funcionamento os Cursos de Especialização Tecnológica de Nível IV de Desenvolvimento de Produtos Multimédia, Telecomunicação e Redes, Técnicas e Gestão em Turismo e Aplicações Informáticas de Gestão.


b)        Recursos e Tecnologias


c)        Principais áreas de investigação
  • Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS) do Instituto Politécnico de Viseu.