Instituto Politécnico de Leiria « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Leiria

a)        Breve Caracterização

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) completa este ano 30 de existência. Presente nas cidades de Leiria (Campus 1, 2 e 5), Caldas da Rainha (Campus 3) e Peniche (Campus 4), assume como sua missão difundir o conhecimento, criar, transmitir e disseminar a cultura, a ciência, a tecnologia e as artes, a investigação orientada e o desenvolvimento experimental. O IPL é uma organização de âmbito nacional, e parceiro empenhado nas dinâmicas de desenvolvimento da região de Leiria e Oeste, em que está inserido. De acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, os seus cursos apresentam uma elevada taxa de empregabilidade (95,7% para o conjunto de todos os graus académicos).

Integram a comunidade académica do IPL 11.500 estudantes, 882 docentes e 314 funcionários técnicos e administrativos repartidos por cinco Escolas Superiores (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Escola Superior de Artes e Design, Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Escola Superior de Saúde), um Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados, uma Unidade de Ensino a Distância, um Centro de Formação para Cursos de Especialização Tecnológica e um Centro de Formação de Activos.

No total, o IPL ministra 62 cursos de licenciatura (em regime de diurno, pós-laboral e de ensino a distância), 38 cursos de mestrado e 15 cursos de pós-graduação, caracterizando-se a sua oferta formativa por uma abrangente multidisciplinaridade, com cursos em diversas áreas do conhecimento:

  • Artes e Design;
  • Ciências Empresariais e Jurídicas;
  • Educação e Comunicação;
  • Engenharia e Tecnologia; Saúde; e Turismo.

O IPL foi a primeira instituição de ensino superior do país (não especializada) a ser autorizada a leccionar licenciaturas em regime de ensino a distância, oferecendo quatro cursos de licenciatura neste regime.


b)        Recursos e Tecnologias

Num esforço de proporcionar sempre as melhores condições de ensino e aprendizagem aos seus estudantes, o IPL tendo vindo a investir em instalações modernas e bem equipadas e a disponibilizar serviços de suporte de excelente qualidade ao nível do apoio social de base (bolsas de estudo, cantinas, restaurantes, residências, serviços médicos, parque de campismo e lazer), do apoio psicológico e psicopedagógico e ainda no que respeita ao acesso a amplos recursos documentais e bibliográficos (bibliotecas, B-on – Biblioteca Científica Digital).

  • Laboratório Biotecnológico do Oeste


c)         Principais áreas de investigação

Quanto às actividades de I&D desenvolvidas, encontram-se distribuídas por 11 unidades de investigação e duas delegações no domínio das Artes, Educação, Ciências Sociais, Motricidade, Mecânica, Informática, Telecomunicações, Economia, Gestão, Turismo e Recursos Marinhos.


d)        Casos de Sucesso

Destaca-se o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto que reputadamente tem desenvolvido investigação nas áreas da Engenharia Mecânica e de Tecidos, e que foi distinguido recentemente com ‘Excelente’ pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).