Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra

a)        Breve Caracterização

A Escola Superior de  Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTESC) entrou em funcionamento em 23 de Dezembro de 1993. A ESTESC ministra actualmente sete  licenciaturas bietápicas nas áreas de  Análises Clínicas, Audiologia, Cardiopneumologia, Farmácia, Fisioterapia, Radiologia e Saúde Ambiental.

Todos os cursos têm uma forte componente prática, incluindo logo desde o seu início a prática profissional em vários organismos de saúde da região. O corpo docente é constituído não só por médicos, enfermeiros, engenheiros electrónicos, biólogos, químicos, economistas e gestores, mas também por psicólogos e sociólogos, dado que colocar a relação com o doente no centro da formação é a filosofia subjacente à organização de todos os cursos da ESTESC.

O trajecto evolutivo da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra tem cerca de 35 anos. A integração no Ensino Superior Politécnico e a adopção da designação actual dá-se em 1993, representando apenas o reconhecimento do nível de ensino que vinha sendo praticado. Nesta data é colocada em regime de instalação e passa a ter tutela conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde, que se responsabiliza pela gestão administrativa. Em 2001, passa a ser tutelada exclusivamente pelo Ministério da Educação, seguindo-se a tutela do Ministério da Ciência e do Ensino Superior.

A 21 de Julho de 2004 é integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, conservando o regime de gestão.

Em 27 de Julho de 2009 foi publicado o plano de estudos da nova Licenciatura da ESTESC em Dietética e Nutrição.


b)        Casos de Sucesso

Professores do Curso Superior de Radiologia da ESTESC no Congresso Europeu de Radiologia, onde apresentaram os resultados da investigação aplicada em radiologia.

No ECR 2010, as equipas de investigação da ESTeSC apresentaram 4 comunicações orais sobre os resultados de investigação desenvolvida durante 2009, nos seguintes temas:

  • Exposure to operators during interventional cardiology;
  • Evaluation and optimization of dose Levels in children pelvis X-ray;
  • Evaluation and optimization of dose levels in pediatric chest X-ray: Comparison with international reference levels;
  • · Evaluation of dose levels in digital radiology chest X-ray with different additional filters.