Instituto Politécnico de Bragança « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Bragança

a)        Breve Caracterização

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma instituição pública de ensino superior que tem por missão a criação, transmissão e difusão do conhecimento técnico-científico e do saber de natureza profissional, através da articulação do estudo, do ensino, da investigação orientada e do desenvolvimento experimental. O IPB integra a rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (UAS, Universities of Applied Sciences), cujos objectivos incluem a transferência de competências profissionais e a integração da investigação aplicada na sua missão educativa a nível profissional e tecnológico.

Fundado em 1983, o IPB é constituído por cinco escolas, abrangendo uma vasta área do saber e da tecnologia, nomeadamente, as artes, comunicação e multimédia, as ciências empresariais e o direito, a educação e a formação de professores, as ciências agrárias e recursos naturais, a saúde e protecção social, o turismo, desporto e laser e as tecnologias. Em 26 anos de história, o IPB produziu mais de doze mil diplomados e construiu o mais qualificado corpo docente do ensino superior politécnico, tornando-se num agente fundamental de desenvolvimento da região e do país e de descentralização e democratização do acesso ao ensino superior.

Constituem objectivos actuais do IPB a sua contribuição para o aumento da frequência do ensino superior, a aposta na aprendizagem ao longo da vida, a melhoria da qualidade e da relevância das suas formações, o fomento da mobilidade dos seus estudantes e diplomados e a internacionalização das suas formações.

A oferta formativa do IPB é actualmente composta por 19 cursos de especialização tecnológica (CETs), 40 cursos de licenciatura (1º ciclo) e 26 cursos de mestrado (2º ciclo). Esta realidade comprova o sucesso com que foi concretizado o Processo de Bolonha e a adopção do sistema europeu de transferência e acumulação de créditos (ECTS). Fruto do desenvolvimento da sua oferta formativa, bem como das suas actividades de investigação, o IPB assistiu a um crescimento da sua população estudantil, ultrapassando, em 2009, os 6500 estudantes. Possui também um programa de internacionalização de reconhecido sucesso, incluindo a mobilidade anual de mais de 400 estudantes e 100 docentes, fruto da colaboração com várias instituições de ensino superior europeias e dos países de língua oficial portuguesa.


b)        Recursos e Tecnologias

O IPB possui bibliotecas, laboratórios e diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

As principais áreas de investigação do Instituto são:

  • Artes, Comunicação e Multimédia;
  • Ciências Empresariais e Direito;
  • Educação e Formação de Professores;
  • Ciências Agrárias e Recursos Naturais;
  • Saúde e Protecção Social;
  • Turismo, Desporto e Lazer;
  • Tecnologias.


d)        Casos de Sucesso

O Instituto Politécnico de Bragança e a Clínica de Enfermagem Brigantina possuem um protocolo de colaboração.