Instituto de Estudos Ingleses – Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto de Estudos Ingleses – Universidade do Porto

O Instituto de Estudos Ingleses (IEI) da Faculdade de Letras da Universidade do Porto constituiu-se em 1997 como unidade de investigação financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Nos sete primeiros anos de actividade, os membros do IEI fizeram confluir os seus esforços de investigação naquele que havia sido definido como o único projecto do Instituto, a tradução da obra dramática completa de William Shakespeare. Esse projecto, tal como foi apresentado à FCT e tem vindo a ser executado desde 1998, obriga à investigação na área da Teoria da Tradução, da História da Tradução e da Literatura e Cultura do Renascimento inglês.

As traduções realizadas pelos investigadores do IEI, anotadas e com uma introdução crítico-histórica a cada obra, têm vindo a ser publicadas pela editora Campo das Letras, numa colecção criada para o efeito, “Shakespeare para o Século XXI”. Em 2003, em consequência da alteração das normas de organização das unidades de investigação financiadas pela FCT, bem como de uma recomendação do painel internacional de especialistas nomeado para avaliar as actividades do IEI, o projecto de tradução da obra dramática de William Shakespeare passou a subprojecto, tendo sido paralelamente criados mais dois subprojectos, Literatura Inglesa e Tradução e Cartografia do Sonho: Utopismo Britânico e Norte-Americano.

A criação destes dois novos subprojectos implicou a integração, no IEI, de investigadores e colaboradores de diferentes universidades portuguesas. Integram agora a equipa de investigadores e colaboradores do IEI docentes das universidades do Porto, Minho, Aveiro, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa; desde Julho de 2004 que o IEI tem como formandos, no âmbito do subprojecto Cartografia do Sonho, alunos do Curso de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos. À data, o IEI organizou e acolheu dois colóquios internacionais no âmbito do seu projecto original. Tem também promovido a realização de colóquios anuais quer sobre Cultura Inglesa, quer na área dos Estudos Irlandeses e dos Estudos sobre a Utopia. Estes colóquios têm como característica particular a dinamização de actividades por partes dos alunos do Curso de Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas (todas as variantes com inglês) e do Curso de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos da FLUP.

Entre 2002 e 2004 o IEI acolheu também um projecto de investigação interdisciplinar, Olhares e Escritas (POCTI/ELT/43425/2001), que originou um congresso internacional sobre as relações entre a literatura e as artes visuais. As publicações do Instituto têm vindo a fixar, sempre que possível, o conjunto ou uma selecção dos trabalhos apresentados em colóquio, e constituem um instrumento fundamental de divulgação das suas actividades.