Escola Universitária Vasco da Gama « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Universitária Vasco da Gama

a)        Breve Caracterização

A Associação Cognitária S. Jorge de Milréu, instituição sem fins lucrativos, foi criada em 1997 tendo por objecto o ensino artístico e educativo, ciência e cultura. Nessa perspectiva desde cedo se iniciou o processo de criação de um estabelecimento de Ensino Superior, que culminou com o reconhecimento de interesse público e consequente instituição da Escola Universitária Vasco da Gama, cujo funcionamento teve início no ano lectivo 2000/2001. Paralelamente foram encetados mecanismos de desenvolvimento de actividades de formação profissional, com início em 2000.

As instalações da Escola, no antigo Mosteiro de S.Jorge de Milréu, situado no Concelho de Coimbra, foram alvo de um processo de intervenção arquitectónica que visou não só a recuperação do edifício, em estado avançado de degradação, como a sua adaptação ao funcionamento de um estabelecimento de ensino universitário. A existência de dois corpos anexos ao edifício principal do Mosteiro, sem grande interesse arquitectónico e em muito mau estado de conservação, possibilitou a construção de espaços mais exigentes, como é o caso dos laboratórios, de apoio ao ensino e à investigação e ainda das Clínicas Veterinárias de grandes e pequenos animais – com especial relevo para esta última – que apoia quer o ensino da Medicina Veterinária, através da experiência da prática veterinária durante a frequência do curso, quer a comunidade.


b)        Recursos e Tecnologias

A Escola possui vários laboratórios para práticas na área da medicina veterinária.


c)        Principais áreas de investigação

Centro Veterinário Universitário Vasco da Gama

O Centro Veterinário Universitário Vasco da Gama assume funções de formação no âmbito da Área Clínica e Cirúrgica, funcionando como Hospital Escolar afecto ao Curso de Medicina Veterinária da Escola Universitária Vasco da Gama. A actividade nele desenvolvida é nuclear para a prossecução da actividade formativa dos futuros Médicos Veterinários numa relação permanente e actualizada entre o conhecimento Técnico-Científico e as reais necessidades da prática profissional.

Centro de Estudos de Arquitectura, Ambiente e Ordenamento do Território

O CEAAOT – Centro de Estudos de Arquitectura, Ambiente e Ordenamento do Território, do Departamento de Arquitectura da EUVG, tem vindo a desenvolver diversas parcerias, com instituições públicas e privadas, permitindo aos alunos a possibilidade de contacto com a realidade profissional, testando e ajustando os conhecimentos adquiridos. O CEAAOT promove também a transversalidade entre a investigação científica e a sociedade civil.