Escola Superior de Enfermagem do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Superior de Enfermagem do Porto

a)        Breve Caracterização

A Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP) identifica-se como uma instituição pública não integrada de ensino superior politécnico com elementos distintivos no plano nacional e internacional ao nível da excelência da formação de enfermeiros e da criação, transmissão e difusão da cultura, do saber e da ciência e tecnologia, através da articulação do estudo, do ensino e da investigação.

A ESEP pretende ser um espaço onde se aprende uma Enfermagem mais significativa para as pessoas e a ser interventivo nos processos de cuidar em saúde.

A ESEP pretende assim, ser uma referência no ensino da Enfermagem destacando-se:

  • Na excelência do processo de ensino/aprendizagem;
  • No desenvolvimento de competências específicas de Enfermagem;
  • Na inovação de modelos assistenciais.

A ESEP acredita numa Enfermagem que tem por foco os processos de transição centrados nas pessoas, na família e no ambiente, e aposta na aprendizagem como processo evolutivo, proactivo, de auto-desenvolvimento de competências válidas nos diferentes contextos.

Paralelamente, a ESEP tem também por missão promover investigação e programas de desenvolvimento geradores, quer de novo conhecimento disciplinar, quer de inovação em saúde. Neste sentido, na procura da máxima efectividade na sua acção, a ESEP promove estrategicamente a sua articulação com outras organizações e redes nacionais e internacionais.

A ESEP é constituída por três pólos:

  • Sede;
  • Pólo Cidade do Porto;
  • Pólo D. Ana Guedes.


b)        Recursos e Tecnologias

A ESEP possui biblioteca, museu e diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

A principal área de investigação da escola é a saúde.