Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria

a)        Breve Caracterização

A Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular, não integrado, pertencente à Província Portuguesa das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora.

A origem da Escola remonta a 1952, com a aprovação do funcionamento de uma escola de Enfermagem anexa ao Hospital de Santa Maria. A partir de 1953 tomou a designação oficial de Escola de Enfermagem das Franciscanas de Calais, tendo em 1991 passado a designar-se por Escola Superior de Enfermagem de Santa Maria, altura em que começou a funcionar o grau de licenciado.

Tem como objectivos fundamentais a formação científica, deontológica e profissional de enfermeiros a nível de formação de base e de pós-graduação e a promoção do desenvolvimento de actividades de saúde na Região em que se insere.

A atenção dedicada às exigências das modificações do ensino leva-nos à adequação dos Planos de Estudos ao Processo de Bolonha, assim como as exigências da prática da Enfermagem ao desenvolvimento de Cursos de Pós Licenciatura em Enfermagem Comunitária, Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica e Curso de Pós Graduação em Enfermagem de Emergência e Catástrofe.


b)        Recursos e Tecnologias

O ICP possui biblioteca e diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

A principal área de investigação do instituto é enfermagem.