Escola Superior de Educação e da Saúde Jean Piaget do Nordeste « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Superior de Educação e da Saúde Jean Piaget do Nordeste

a)        Breve Caracterização

O Campus Académico de Macedo de Cavaleiros é constituído por uma Escola Superior de Educação e por uma Escola Superior de Saúde. Após onze anos de actividade neste concelho, Macedo de Cavaleiros foi elevada a Cidade, o que prova que o Instituto Piaget não contribui apenas para o desenvolvimento dos seus alunos, mas também das próprias regiões onde se encontra.

A actividade do Campus Académico de Macedo de Cavaleiros teve início com a criação, em 1990, da ESE Jean Piaget · Escola Superior de Educação, com licenciaturas destinadas a diversos graus de ensino, desde o Pré-Escolar ao 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.

O Instituto Piaget prosseguiu assim a sua filosofia de descentralização, proporcionando o desenvolvimento e a fixação das populações numa das regiões de Portugal mais marcadas pela interioridade e pelo afastamento dos grandes centros urbanos do litoral.

Após a chegada do Instituto Piaget a Macedo de Cavaleiros, foi notório o incremento da actividade do tecido económico regional, quer pela via do aumento populacional associado à chegada dos novos alunos, quer pela dinamização das trocas comerciais daí decorrentes. Em 1999, Macedo de Cavaleiros adquiriu o estatuto de cidade.

Este é um indicador do impacto que os novos estabelecimentos de ensino superior, e em particular o Instituto Piaget, têm tido na revitalização das cidades portuguesas do interior.

Posteriormente, em 1993, foi criada a Escola Superior de Enfermagem, orientada para a formação numa área notoriamente deficitária em Portugal, no que aos recursos humanos diz respeito: a Saúde.

Nesta escola, agora designada ESS Jean Piaget · Escola Superior de Saúde, são leccionados cursos como Fisioterapia, Análises Clínicas e de Saúde Pública, e Enfermagem.


b)        Recursos e Tecnologias

O campus possui um auditório, um complexo desportivo, laboratórios, biblioteca e todos os recursos indispensáveis a um ensino de qualidade.


c)        Principais áreas de investigação

As principais áreas de investigação da Escola são a saúde e a educação.