Energia « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Energia

Nos dias de hoje, as alterações climáticas e energia são questões centrais. Portugal está no top 5 dos países da UE, no que diz respeito à produção de energia através de fontes renováveis.

AICEP


Caracterização

Criado em Setembro de 2009, o Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia emerge a partir da vontade de um conjunto de empresas de referência no sector da energia. Tal como refere o representante do pólo, Jorge Cruz Morais – administrador da EDP, a ideia

“foi criar um cluster de empresas que facilitasse o financiamento de projectos na área da inovação energética”.


O principal factor diferenciador do PCT Energia em comparação com iniciativas semelhantes anteriores, reside no facto deste resultar da iniciativa e da união de esforços das maiores empresas do sector energético e de matriz portuguesa.

Um dos grandes objectivos passa por criar em Portugal um ou mais cluster nestas áreas, através da criação de empresas inovadoras que sejam capazes de competir no mercado internacional, exportando os seus produtos de modo a serem geradoras de riqueza e de emprego qualificado.

Este Pólo aposta em novas fontes energéticas renováveis que sejam competitivas, sustentáveis e seguras no abastecimento. Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de um Pólo de indústria, inovação e tecnologia no sector energético em Portugal, competitivo a nível internacional.

São dois os grandes centros de actuação do Pólo: as energias renováveis e a eficiência energética; destes resultam as quatro áreas prioritárias de actuação do PCT Energia:

Sintetizando, a grande preocupação deste Pólo centra-se no desenvolvimento tecnológico e na inovação no sector da energia. Dá especial relevância às energias renováveis e à eficiência energética, bem como à modernização da indústria portuguesa e ao empreendedorismo inovador.

De entre os inúmeros projectos desenvolvidos nas Regiões Norte e Centro de Portugal no âmbito das energias renováveis, importa destacar os seguintes que constam do endereço das Energias Renováveis em Portugal (www.energiasrenováveis.com):


Quem o constitui?

O Pólo de Competitividade e Tecnologia em Energia teve como fundadores:

  • EDP;
  • GALP Energia SGPS, S.A;
  • Efacec Engenharia S.A;
  • Martifer Renewables, S.A;

Onde está?

Este Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia tem presença e âmbito nacional, no entanto e sobretudo no que toca às energias renováveis, assinala-se uma presença significativa de empresas e empreendimentos a Norte e a Centro, capazes de serem força motriz destas regiões.

Quais os centros de saber que o suportam?

  • MIT Portugal.

Perspectivas de Desenvolvimento

Sendo um Pólo relativamente recente, propõe-se a atingir os seguintes resultados:

Foi criada uma entidade dinamizadora do Pólo, a Associação PCTE – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia.


Energia

Entidade Gestora

Associação PCTE – Pólo de Competitividade e Tecnologia da Energia

Endereço

Av. José Malhoa, Lote A, 13, 6ª
1070-157 Lisboa

Web