Universidade de Aveiro « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Universidade de Aveiro

a)        Breve Caracterização

A Universidade de Aveiro (UA) é uma instituição pública que tem como missão a intervenção e desenvolvimento da formação graduada e pós-graduada, a investigação e a cooperação com a sociedade. Criada em 1973, rapidamente se transformou numa das mais dinâmicas e inovadoras universidades do país.

Frequentada por cerca de 13.000 alunos em programas de graduação e pós-graduação, a UA desde cedo assumiu um papel de relevância no panorama universitário do país, inserindo-se no grupo da frente no que diz respeito à qualidade das infra-estruturas que oferece, à qualidade da sua investigação e à excelência do seu corpo docente.

A UA é um parceiro privilegiado de empresas e de outras entidades nacionais e internacionais, com as quais coopera em diversos projectos e programas e às quais presta importantes serviços, sendo por isso um espaço de investigação onde se desenvolvem produtos e soluções inovadoras que contribuem para o avanço da ciência e tecnologia.

Tem como principal missão criar conhecimento, expandir o acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação; assumir um projecto de formação global do indivíduo; ser actor na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na inovação e no conhecimento científico e tecnológico.


b)        Recursos e Tecnologias
Ensino e investigação
Departamentos e secções autónomas (ensino universitário)17
Escolas superiores (ensino politécnico)4
Salas de ensino401
Laboratórios de investigação255
Salas de computadores24
Salas de estudo36
Bibliotecas
› Livros230.000
› Publicações audiovisuais11.063
› Publicações electrónicas periódicas18.00


c)        Principais áreas de investigação


d)        Casos de Sucesso

A Universidade de Aveiro tem como imperativo promover a cooperação e interacção com outras instituições de ensino e governamentais e com empresas, através de convénios protocolos.

Destaca-se entre estes, por exemplo, o recente acordo com a Carnegie Mellon University (CMU) e com o estado português, com a Martifer, com a Siemens, com a Portugal Telecom ou com a Vulcano.

Spin off´s:

  • A Metatheke é uma empresa que resulta de 6 anos de investigação desenvolvida na área das Bibliotecas e Arquivos Digitais. Com conhecimentos muito sólidos num conjunto de tecnologias chave para a construção de sistemas de informação de elevado desempenho e escala, os promotores da empresa iniciaram em Janeiro de 2007 o desenvolvimento do projecto eConcept, financiado pela ADI, com o objectivo de transferir da Universidade de Aveiro para o mundo empresarial o conhecimento que têm vindo a consolidar ao longo dos últimos anos. Os principais produtos a desenvolver pela empresa são plataformas web para gestão de conteúdos digitais. O modelo de negócio adoptado tem como factor competitivo o custo muito reduzido, ou mesmo inexistente, das soluções informáticas apresentadas às empresas que são detentoras dos conteúdos. A UATEC teve um papel preponderante no apoio e orientação na obtenção de financiamento através do Programa FINICIA, para a assistência por Coaching;
  • A missão da Biodevices SA é auxiliar o diagnóstico médico recorrendo a tecnologia avançada. Desenvolve e implementa tecnologia de ponta para o processamento e monitorização de sinais biológicos, imagem e vídeo clínico. Os produtos da Biodevices asseguram aos médicos informação adicional para suportar os seus diagnósticos enquanto suas implementações em unidades de saúde asseguram a re-engenharia dos processos informáticos para maximizar a eficiência das actividades clínicas. As soluções da Biodevices foram concebidas e desenvolvidas com médicos de modo a atingir elevados padrões de qualidade, funcionalidade e rentabilidade do trabalho clínico;
  • As áreas de actuação da empresa estão orientadas para o desenvolvimento de instrumentos estratégicos de gestão territorial, soluções de apoio à decisão, certificação de destinos e produtos turísticos, monitorização da actividade turística, consultoria estratégica em áreas-chave do negócio turístico, desenvolvimento de novos produtos e serviços para o turismo. A UATEC teve um papel preponderante no apoio e orientação na obtenção de financiamento através do Programa FINICIA, na elaboração do Plano de Negócios.