UNICEE – Unidade de Investigação em Ciências Económicas e Empresariais – Universidade Católica Portuguesa « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

UNICEE – Unidade de Investigação em Ciências Económicas e Empresariais – Universidade Católica Portuguesa

A UNICEE foi criada em 1997 para alavancar os esforços de todos os professores e investigadores empenhados na investigação.

Os seus 38 membros têm uma extensa experiência em investigação académica e são extremamente activos em publicar nas mais relevantes publicações internacionais.

Desde que foi criada a UNICEE, foi avaliada três vezes por um Painel Externo de Avaliação da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), obtendo sempre a classificação de EXCELENTE, sendo que a última avaliação ocorreu em 2009.

A CEA é a unidade de consultoria da FCEE da Universidade Católica Portuguesa, prestando serviços de consultoria, nos domínios da economia e da gestão, a diversas instituições públicas, privadas e sociais.

A UNICEE actua em dois grupos de investigação:

  • Economia e Avaliação Política
  • Negócios (Strategy ,Marketing ,Finance ,Operations Management and Technology and  Innovation , Organizational Behavior and Human Resources) e Banca

Actualmente têm 12 projectos em curso com financiamento externo.

A Investigação na FCEE conta com o Centro de Ética Económica e Empresarial, criado em 2007,  e dirigido pelo Prof. João Seabra, cuja missão é desenvolver a investigação, iniciativas educacionais e editoriais relacionadas com a ética nos negócios e informação, assim como com a Responsabilidade Social Corporativa. Está envolvido em 8 projectos de investigação, tendo já concluído dois: “Introdução à ética empresarial” e “Ethics Reasons for Ethical Behaviors”.

Os membros da UNICEE e investigadores investigadores associados – bem como aos alunos da FCEE -, têm acesso a uma infra-estrutura laboratorial de elevada qualidade na área das Ciências Económicas e Empresariais, LERNE – Laboratório de Investigação Experimental em Economia e Gestão, onde poderão ser executados projectos de investigação científica com relevância internacional, bem como outros que promovam decisivamente o avanço das práticas pedagógicas ou da actividade empresarial.

A oferta deste tipo de instalações alarga as competências metodológicas e de resolução de problemas de investigadores, docentes e alunos, permitindo aos primeiros ver os seus trabalhos mais frequentemente publicados e citados em revistas científicas de excelência e proporcionando aos segundos um experiência de aprendizagem melhor contextualizada e portanto mais enriquecedora e sofisticada.

É ainda de salientar o inovador contributo que projectos de investigação experimental aplicada desenvolvidos no LERNE poderão trazer para as actividades de empresas e outras organizações, tanto no contexto nacional como internacional.