Materiais Têxteis e Papeleiros – Universidade da Beira Interior « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Materiais Têxteis e Papeleiros – Universidade da Beira Interior

O objectivo geral desta Unidade é fazer investigação na área da Engenharia e Ciência dos Materiais, mais concretamente nos três subdomínios seguintes:

  • Tecnologia e Ciências Têxteis;
  • Ciência e Tecnologia do papel;
  • Ciências Físico-químicas.

O objectivo final é uma melhor concepção e optimização de todos os processos envolvidos na indústria têxtil e indústrias de papel, partindo da pesquisa de novos materiais, tecnologias e processos, e desenvolvendo e melhorando o produto final. Questões ecológicas são um foco adicional de investigação desde que esses processos contribuam para um ambiente mais limpo.

As actividades de investigação da unidade são organizadas em 3 grupos:

  • Têxtil;
  • Papel;
  • Ciências Fundamentais.

Os dois primeiros grupos estão mais motivados para a investigação aplicada e estabeleceram relações de cooperação com os têxteis locais e nacionais, e as indústrias de papel. O terceiro grupo serve como apoio às actividades dos grupos anteriores em questões relacionadas com o conhecimento fundamental nas áreas da Química, Física e Engenharia.

As actividades interdisciplinares são garantidas através dos investigadores da unidade que fazem parte de vários departamentos da Universidade da Beira Interior, nomeadamente: Engenharia Têxtil, Matemática, Papel e Engenharia Química, Química, Física, e Engenharia Electromecânica. A Unidade é única, no sentido de integrar a perspectiva de investigação aplicada, e as grandes instalações experimentais típicas da Indústria Têxtil e do Papel, através do ponto de vista das Ciências Fundamentais da Química, Física e Engenharia.

O principal resultado da pesquisa durante o período 2003-2006 deu origem a: 100 publicações em revistas, 4 livros ou capítulos de livros, mais de 250 trabalhos apresentados em congressos, 12 teses de doutoramento e 8 dissertações de mestrado.