Instituto Superior da Maia – ISMAI « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Superior da Maia – ISMAI

a)        Breve Caracterização

Iniciou o seu funcionamento em 1990/1991 com os seguintes cursos: CONTABILIDADE, GESTÃO DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS, RELAÇÕES PÚBLICAS, SOLICITADORIA E ASSESSORIA JURÍDICA, para dar atendimento a necessidades do mercado carecido de recursos qualificados.

Em 1991/1992, acrescentaram-se a estes, com a motivação da mesma política, mais três cursos: EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTO, GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS e INFORMÁTICA DE GESTÃO.

No ano escolar de 1994/1995, iniciou-se o oitavo curso, muito desejado por uma população escolar deveras significativa: PSICOLOGIA, uma resposta com um atraso de algumas décadas no país.

Em 1995/1996, começou um novo curso, que é uma tentativa de resposta às exigências impostas pelas directivas da U.E., abrangendo SAÚDE, HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO, pelo que foi publicado com a designação de SEGURANÇA NO TRABALHO, recentemente alterado para SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO.

Em 1997/1998, teve início o curso de GESTÃO DO DESPORTO, para aproveitamento da força, da garantia da dignidade e desenvolvimento da cultura do desporto.

Em 1998/1999, iniciou-se o curso de TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO MULTIMÉDIA, um notável contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Em 2000/2001, teve início o funcionamento do curso de ACONSELHAMENTO PSICOSSOCIAL, uma iniciativa com inovação para modernizar a sociedade portuguesa.

Em 2003 foi aprovado o curso de SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SOFTWARE, cujo funcionamento teve início em 2004/2005.

Em 2004 foi aprovado o curso de REDES DE COMUNICAÇÃO E TELECOMUNICAÇÕES, cujo funcionamento teve início em 2005/2006.

Em 2005 foi aprovado e iniciou o seu funcionamento o curso de CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO.

O desenvolvimento do ISMAI revela uma preocupação constante e atenta dos seus responsáveis(quer do Instituto quer da Entidade Instituidora) quanto à adequação e actualização dos Cursos, às necessidades de mercado, à inovação permanente, à aposta na selecção e na formação do seu corpo docente, à excelência das instalações e equipamentos necessários ao trabalho e ao bem-estar dos alunos – razão de ser, principal, desta Instituição.


b)        Recursos e Tecnologias

Constituída por um conjunto de instalações escolares, de lazer e desportivas, em que sobressaem o jardim, piscinas, campos de ténis, pistas e campos de jogos, para além de uma vistosa população vegetal, a Quinta da Gruta, agora restaurada para um grande projecto científico e cultural em emergência,  é um lugar acolhedor e tranquilo, adequado ao estudo e ao lazer, fora do bulício e dos ruídos das zonas industriais e das movimentadas áreas comerciais, ainda que fique apenas a cinco minutos do centro da cidade da Maia e a cerca de quinze do Porto.


c)        Principais áreas de investigação

A actual arquitectura I&D do ISMAI contempla a existência de três Unidades de Investigação integradas em Centros de Investigação, avaliados e reconhecidos no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia:

  • Centro de Estudos de Língua, Comunicação e Cultura (CELCC) integrado no CEL – Centro de Estudos em Letras [LIN-Norte-VilaReal-707];
  • Centro de Investigação em Desporto e Actividade Física (CIDAF), integrado no CIDESD -Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano [HESC-Norte-VilaReal-4045];
  • Unidade de Investigação em Desenvolvimento Humano e Psicologia (UNIDEP), integrado no CINEICC – Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental [PSY-Centro-Coimbra-730].

Estas Unidades e Centros de Investigação foram avaliados por júri internacional e obtiveram a classificação de BOM no âmbito da Fundação para a Ciência e Tecnologia.