Instituto Superior Bissaya Barreto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Superior Bissaya Barreto

a)        Breve Caracterização

Actualmente o Instituto Superior Bissaya Barreto disponibiliza três licenciaturas: Serviço Social, Gestão e Administração Pública e Direito. O instituto contempla ainda Mestrados e Pós-Graduações.

O enquadramento do Instituto Superior Bissaya Barreto como estabelecimento de educação no âmbito do ensino superior, insere-se num contexto que encontra explicação na obra social legada pelo Professor Bissaya Barreto (1886-1974), percursor de toda uma acção de filantropia, de assistência e promoção da cultura que, desde há várias épocas, vem privilegiando a região centro do país.

Em Coimbra, Bissaya Barreto inaugura a segunda instituição de ensino superior privado do país – a Escola Normal Social (que mais tarde se designará por Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra) – fundada em 1937 e criada dois anos após a Escola de Serviço Social de Lisboa, contribuindo decisivamente para o desenvolvimento, entre nós, da profissão de Assistente Social, a qual passa a ser ministrada em ambas as escolas e em colaboração com associações laicas e religiosas, associando-se, no caso da Escola de Coimbra, a figura de uma religiosa franciscana missionária, Marie Constance Davon.

Passados mais de 50 anos e com o intuito de dar continuidade e expandir a obra social do patrono, a Fundação Bissaya Barreto toma a iniciativa de abrir uma nova escola, desta feita com o seu nome, promovendo numa primeira fase a formação ao nível do curso de Serviço Social. Posteriormente, o Instituto Superior Bissaya Barreto assume no âmbito da sua estratégia de desenvolvimento, a preocupação pela ampliação e diversificação das suas áreas de ensino universitário, de acordo com as solicitações do mercado de emprego, reclamando qualidade e rigor nas licenciaturas que ministra.


Actualmente ministra 4 licenciaturas:

  • Direito
  • Solicitadoria
  • Economia
  • Política de inovação
  • Engenharia de software e inovação.


b)        Recursos e Tecnologias

Do mesmo fundador, surge em 1958 a Fundação Bissaya Barreto, que actualmente se destaca pela criação de um projecto de combate à Obesidade, http://www.obesidade.online.pt. Fundamentado cientificamente por uma equipa de profissionais de saúde portugueses, da área da Nutrição, altamente qualificados e com vasta experiência profissional, este site da Fundação Bissaya Barreto, foi criado no âmbito de uma série de actividades que têm como objectivo principal o combate efectivo à nova epidemia do século XXI- a OBESIDADE.


c)        Principais áreas de investigação

O CITES estende a sua acção aos domínios da investigação, documentação, formação e prestação de serviços à comunidade. O CITES visa a produção de conhecimento científico direccionado globalmente, para a compreensão do terceiro sector, um universo organizacional fracamente delimitado, na sua extensão, heterogeneidade, âmbito de actuação, dinâmicas de funcionamento e formas de articulação com outros sectores da economia. De uma forma mais específica, procura estimular a investigação, em sectores particulares da economia social/terceiro sector, como são os característicos de organizações de tipo fundacional.