Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro

a)        Breve Caracterização

Apesar da juventude dos seus 20 anos, o IPAM possui já um curriculum que prova a capacidade inerente a uma escola dinâmica. Criado com o objectivo de preparar os jovens para actuar nas áreas do Marketing e da Gestão de uma forma competitiva e ética, o IPAM desde logo apresentou um conceito de ensino inovador, nas escolas de Porto e Lisboa, seguindo-se a abertura de um terceiro pólo, a nível nacional, a Escola de Aveiro, em 2001, e a primeira escola internacional, a Faculdade Europeia de Administração de Marketing FEPAM, no Brasil.

Em 1992, foi constituído o IPAMform – Centro de Formação e Desenvolvimento Empresarial, com o objectivo de desenvolver Programas de Formação Contínua. As suas funções incluem também a ligação com o mundo empresarial através da colocação dos alunos em estágios curriculares em empresas e organizações. Dois anos depois, o IPAM estabelece a sua primeira parceria internacional, com a ESIC Escuela Superior de Gestión Comercial y Marketing.

As actividades são muitas, destacando-se o lançamento da Revista Portuguesa de Marketing, em 1995, a criação do GEMEO Gabinete de Estudos de Mercado e de Opinião, o IDIM (Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing), e o GEMD (Gabinete de Estudos de Mercado para Desporto).

Em 1999, o IPAM cria o Centro de Pós Graduações e conta nesse ano com mais de 100 alunos a frequentar a sua Pós-Graduação em Marketing.

2005 foi um ano de viragem no IPAM, devido à adaptação da Licenciatura em Gestão de Marketing ao Tratado de Bolonha, e à realização das primeiras Coordenadas de Marketing, o acontecimento mais significativo na área do Marketing em Portugal, que contou com a participação de cerca de 800 convidados.

No ano seguinte, o IPAM Lisboa ganhou uma casa nova, um edifício apropriado a uma Marketing School de referência e, em Novembro, as novas instalações são inauguradas pelo Professor Philip Kotler.

Em Maio de 2007, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior difere a autorização de funcionamento do 2º Ciclo do Curso Superior de Gestão de Marketing, conducente ao grau académico de mestre. Em Agosto deste ano, a mesma entidade autoriza o funcionamento da nova Licenciatura em Ciências do Consumo, nas Escolas de Matosinhos e Aveiro, que se iniciou no ano lectivo 2007/2008. Ainda neste ano, o Professor Tom Peters foi o convidado especial para a Aula Inaugural 07/08. O evento teve lugar na Escola de Lisboa e foi transmitida em directo para Matosinhos e Aveiro, à semelhança do que acontecera com Philip Kotler, no ano transacto.


b)        Recursos e Tecnologias
O Instituto Português de Administração de Marketing de Aveiro possui um importante e moderno Laboratório de Marketing.


c)        Principais áreas de investigação

O IDIM (Instituto para o Desenvolvimento e Investigação em Marketing), Instituição Sem Fins Lucrativos, criado em 1996, e recentemente constituído em Centro de Investigação associado às Escolas IPAM, tem como finalidade promover a investigação, o debate e a difusão de informação na área de Gestão, Marketing e Comunicação.

O princípio subjacente à sua constituição traduz-se na construção de um corpo teorico-conceptual próprio que conduza à afirmação do Marketing como ciência e estimule a criação de conhecimento.

  • Áreas de Desenvolvimento
  • Comportamento do consumidor;
  • Marketing social e responsabilidade social;
  • Competências e perfis profissionais dos gestores de Marketing;
  • Marketing para desporto;
  • Marketing para turismo;
  • Marketing das cidades;
  • Marketing de serviços;
  • Comunicação em marketing;
  • Marca;
  • Marketing para crianças.