Instituto Politécnico de Saúde do Norte « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Saúde do Norte

a)        Breve Caracterização

A CESPU iniciou a sua actividade no âmbito do ensino superior politécnico, em 1997, com a criação de duas escolas superiores de saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS), no concelho de Paredes e a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), em Vila Nova de Famalicão.

Em 1999, a CESPU-crl criou o Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), que passou a integrar a ESSVA e a ESSVS, tornando-se a primeira Instituição a criar um Instituto Politécnico exclusivamente vocacionado para as áreas científicas da Saúde.

No ano 2007, o IPSN apresenta um total de 2415 alunos, 224 docentes e 31 funcionários não docentes, distribuídos pelas 2 Escolas, onde se encontram em funcionamento os seguintes cursos: Enfermagem, Prótese Dentária, Anatomia Patológica Citológica e Tanatológica, Podologia, Fisioterapia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Cardiopneumologia, Neurofisiologia, Farmácia e Marketing Farmacêutico, para além de 8 Cursos de pós-licenciaturas e especialização em enfermagem e 1 mestrado. Este percurso, com mais de 24 anos, traduz-se, actualmente, numa elevada sustentabilidade e autonomia financeira da Instituição, reflexo da procura e reconhecimento público das suas actividades.


b)        Recursos e Tecnologias

O IPSN possui laboratórios e diversos recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

A CESPU, c.r.l. tem vindo a estimular as actividades de investigação dentro dos seus estabelecimentos de ensino, através de unidades I&D, das quais se destacam, no seio do ISCS-N, pela sua produção e antiguidade, o Hemopat e o Laboratório de Microbiologia Oral, já internacionalmente premiadas pela sua qualidade e produtividade.