Instituto Politécnico de Castelo Branco « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto Politécnico de Castelo Branco

a)        Breve Caracterização

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) é uma prestigiada instituição de ensino superior público, com personalidade jurídica de instituto público, dotada de autonomia estatutária, patrimonial, administrativa, financeira, científica, pedagógica e disciplinar. O IPCB tem os Serviços da Presidência instalados num antigo colégio, restaurado e ampliado para o efeito, onde estão também instalados os Serviços de Acção Social (SAS).

A primeira comissão instaladora do IPCB iniciou funções em Outubro de 1980. As duas Escolas Superiores iniciais entraram em funcionamento respectivamente, em 1982, a Escola Superior Agrária (ESA) e em 1985 a Escola Superior de Educação (ESE). A ESA está instalada na Quinta da Sr.ª de Mércules que dispõe, entre outros espaços e equipamentos, de um Jardim Botânico, Estufas, Anfiteatro e Parque de Máquinas. Por sua vez a ESE fica localizada no centro de Castelo Branco, possuindo um dos mais interessantes espaços verdes da cidade.

Em 1990 é criada a Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que após ter sido extinta em 1997, suscitou a criação de duas novas escolas, a Escola Superior de Tecnologia (EST) e a Escola Superior de Gestão (ESG), em Idanha-a-Nova. A EST localiza-se no campus da Talagueira, junto à Associação Empresarial da Região de Castelo Branco, entre a cidade e o Parque Industrial, na tentativa de aproximar ensino e mercado de trabalho. A ESG funciona em Idanha-a-Nova, a cerca de 25 km de Castelo Branco, num palacete do início do século XX, englobando um campus com instalações novas, modernas e funcionais.

Criada em 1999, a Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) funciona actualmente no Campus da Sr. ª de Mércules.

A Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (ESALD), o membro mais novo do IPCB, foi criada em 28 de Março de 2001, sucedendo à anterior Escola Superior de Enfermagem com mais de meio século de existência. A ESALD está a funcionar no Campus da Talagueira, onde o IPCB construiu um edifício completamente novo e de qualidade capaz de albergar o crescente número de alunos que procuram os cursos de saúde.


b)        Recursos e Tecnologias

O IPCB possui auditórios, biblioteca, laboratórios e recursos informáticos.


c)        Principais áreas de investigação

As principais áreas de investigação são a engenharia, a educação, as artes, a saúde e a gestão.


d)        Casos de Sucesso

O Instituto Politécnico de Castelo Branco tem vindo a fomentar, desde 1980, um conjunto de relações institucionais com algumas das mais prestigiadas associações regionais, nacionais e internacionais, das quais é membro:

  • ADIIB (Associação do Desenvolvimento Integrado da Beira Baixa);
  • AMATO LUSITANO – Associação de Desenvolvimento;
  • BEIRALUSA (Agência de Desenvolvimento Regional da Beira Interior);
  • Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas;
  • Associação Portuguesa de Horticultura;
  • AUIP (Associação Universitária Ibero-Americana de Pós-Graduação);
  • AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa).