Instituto de Tecnologias de Produção na Construção – Pólo Coimbra – Universidade de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Instituto de Tecnologias de Produção na Construção – Pólo Coimbra – Universidade de Coimbra

O Instituto de Tecnologias de Produção na Construção (ITPC) foi constituído em Março de 1991 através de um Protocolo envolvendo o Laboratório Nacional de Engenharia Civil como Entidade Líder, o Instituto Superior Técnico, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O ITPC candidatou-se com sucesso à área prioritária de Tecnologias de Produção no âmbito do Programa Ciência lançado pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (Contrato 116/B/92).

O Polo de Coimbra do Instituto para Tecnologias de Produção na Construção desenvolve uma actividade significativa em três domínios: Ensino, Investigação Científica e Prestação de Serviços ao Exterior e Consultadoria. Para cada um destes ilustram-se as potencialidades a nível regional oferecidas por este Instituto. As actividades de investigação desenvolvidas traduziram-se na publicação de cerca de 150 trabalhos científicos nos últimos cinco anos.

O Polo de Coimbra apresenta uma equipa técnica de 34 investigadores (8 dos quais doutorados) auxiliados por 2 técnicos laboratoriais e 2 funcionários administrativos do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Coimbra, apoiados por um importante laboratório de ensaios e uma rede de equipamento informático. Nele realizam pós-graduação 10 docentes dos Institutos Politécnicos da Guarda e de Santarém. A existência destes recursos possibilita um desenvolvimento cada vez maior da ligação à indústria da construção, nomeadamente a firmas construtoras e gabinetes de projecto.