ICEMS – Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies de Coimbra – Universidade de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

ICEMS – Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies de Coimbra – Universidade de Coimbra

O Centro de Pesquisa do ICEMS (Instituto de Ciência e Engenharia de Materiais e Superfícies) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra é o um dos Centros de um Instituto inter-regional, do qual também faz parte o pólo ICEMS (Lisboa), criado em 1991 pelo “Programa Ciência”.

O ICEMS (Coimbra) é um Centro de pesquisa com especialistas nas principais áreas de materiais e filmes finos, e outras alterações de superfície, para novos campos de aplicação. Tem competências na caracterização de materiais correspondentes às tendências actuais e futuras e modificação da superfície (principalmente nanocompósitos e materiais nanoestruturados) para os desafios industriais. Os seus objectivos são a investigação e a formação na área da produção e caracterização de novos materiais e superfícies, que têm um importante potencial de criação de valor elevado para novos produtos tecnológicos. É constituída por cinco equipas cujos temas de pesquisa estão incluídos dentro de:

  • Processamento e Caracterização de Superfícies e Novas Estruturas de Materiais – composição química, electroquímica estrutural, morfologias, mecânicas e propriedades magnéticas e também a detecção de defeitos da dimensão da vaga até aos poros;
  • Simulação em laboratório das condições reais de serviço de componentes em que ocorre oxidação, corrosão, fadiga, desgaste e corte de fenómenos ocorrem.

Os objectivos do Centro de Coimbra são, em resumo, contribuir para a pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias de produção de revestimentos e materiais a granel por diferentes tecnologias e / ou tratamentos de superfície, com base em produtos químicos e transformações de fase, tendo em vista a aplicação geral em engenharia. Assim, a investigação científica efectuada tem como principais objectivos a produção de componentes baseados em nanomateriais e nanotecnologias, e revitalização de materiais tradicionais, nomeadamente através do tratamento de superfície, juntamente com a procura de novos materiais, tanto revestimentos como materiais a granel. Além disso, a pesquisa é baseada em técnicas de caracterização de materiais que são normalmente aplicadas em materiais a granel, e estabelecem novas metodologias para análise de superfície.