Grupo de Materiais Metálicos do Instituto de Materiais – Imat – Núcleo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Grupo de Materiais Metálicos do Instituto de Materiais – Imat – Núcleo da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

O GMM é um grupo de investigação criado em 1999 na sequência da divisão do núcleo FEUP do Instituto de Materiais, fundado em 1991. O GMM é formado por investigadores da FEUP que se dedicam ao estudo do desenvolvimento, processamento e caracterização de materiais metálicos com vista à optimização das propriedades e do desempenho em serviço.

A relevância da actividade de investigação pode ser avaliada através das áreas de investigação adoptadas. Todos estes temas são de grande importância para o desenvolvimento tecnológico pelo que o Grupo tem procurado envolver indústrias portuguesas, como promotoras ou parceiras, nas candidaturas aos diferentes projectos de I&D. Algumas das actividades desenvolvidas têm contado com colaborações a nível internacional. O Grupo possui alguns equipamentos de caracterização e de processamento que têm sido adquiridos com as verbas do Financiamento Plurianual em complemento das verbas disponibilizadas pelos diferentes projectos.

O GMM desenvolve a sua actividade de I&D no âmbito dos materiais metálicos, preferencialmente em estudos com aplicação no mercado nacional. Os temas estudados incidem sobre a caracterização e processamento de ligas metálicas, sendo as actuais linhas de acção as seguintes: