Escola Superior de Enfermagem de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

a)        Breve Caracterização

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra é herdeira da mais antiga formação em Enfermagem em Portugal e, também por isso, e uma instituição que procura estar na dianteira do saber e das melhores práticas de ensino.

A ESEnfC está situada em Coimbra, que é considerada por muitos a cidade do Conhecimento, ou até mesmo a cidade da Saúde.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra resulta da fusão da Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca (fundada em 1881) e da Escola Superior de Enfermagem de Bissaya Barreto (fundada em 1971).

Ministra uma licenciatura em enfermagem e vários cursos mestrados/pós-graduações no âmbito da enfermagem especializada.


b)        Recursos e Tecnologias

A ESEnfC tem dois edifícios: o Pólo A, situado na freguesia de Santo António dos Olivais, na margem direita do Rio Mondego, bem perto dos Hospitais Universitários de Coimbra, e o Pólo B, situado na freguesia de São Martinho do Bispo (margem esquerda do rio), mesmo ao lado do Hospital Geral do Centro Hospitalar de Coimbra (Covões).

A ESEnfC dispõe de 20 modernos laboratórios, apetrechados com tecnologias inovadoras de aprendizagem. São salas de práticas que permitem simular uma grande variedade de cenários clínicos e, assim, aprofundar as competências técnicas antes do contacto com os verdadeiros utentes.

Aqui são desenvolvidas capacidades em áreas que vão da Saúde Materna e Obstetrícia até à Reabilitação, passando pela Pediatria, pela Geriatria, pelo treino de actividades da vida diária, pelos cuidados intermédios, pelos cuidados intensivos e pelas situações de urgência/emergência.

Os laboratórios da ESEnfC são também espaços de investigação e de desenvolvimento, vocacionados para a inovação, para outras formas de prestação de cuidados e de metodologias de ensino.


c)        Principais áreas de investigação

A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: domínio de Enfermagem [HESC-Centro-Coimbra-742], acolhida pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), avaliada e financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em 2004 (Suficiente) e 2008 (Bom), tem por missão desenvolver a investigação científica em ciências da saúde, especificamente no domínio da enfermagem.

Actualmente a UICISA-dE conta com uma equipa de investigadores composta por 38 membros PhD. Integrados e 72 membros colaboradores Doutorandos, Mestres e Licenciados. De acordo com os seus estatutos, é estruturada em três linhas de investigação: Profissionais de Saúde Desenvolvimento e Educação em Saúde; Bem-estar, Saúde e Doença e Sistemas de Saúde e Organizações. Cada uma das linhas é dirigida por um professor responsável e integra projectos de investigação cujos responsáveis e equipa de investigadores foram aprovados pelo Conselho Científico da Unidade e pelo Conselho Consultivo Externo.

A Unidade tem o seu próprio espaço e recursos, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Campus A, sito à Avenida Bissaya Barreto (1º andar).


d)        Casos de Sucesso

Diagnóstico à saúde de Vila Nova de Poiares:

Os estudantes do 3º curso de Pós-Licenciatura de Especialização de Enfermagem Comunitária ministrado na ESEnfC fizeram um diagnóstico da situação de saúde do concelho de Vila Nova de Poiares.

Com este trabalho, que se desenvolveu durante 18 semanas, no âmbito do estágio “Intervenção Comunitária em Enfermagem”, o concelho fica dotado de informação útil para a identificação dos problemas e das necessidades de saúde da população, o que lhe permitirá melhor definir as acções e as estratégias a seguir.