Escola Superior de Artes e Design – ESAD « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Escola Superior de Artes e Design – ESAD

a)        Breve Caracterização

Os Cursos da ESAD fomentam a pluralidade de percursos de formação para ir ao encontro de desejos e anseios de realização individual. A flexibilização dos percursos académicos permitirá gerar mais-valias para os alunos, assim como um maior número de fases de formação.

O 1º Ciclo, conducente ao grau de Licenciado, em cada área específica, tem como intuito garantir uma formação de excelência nas áreas do Design e das Artes, tendo presente o objectivo geral de contribuir para o progresso da sociedade, desenvolvendo e adequando as competências ao nível da criatividade, da inovação, da crítica e da tecnologia, de modo a assegurar uma resposta eficaz e pertinente às problemáticas que actualmente são colocadas.

A Licenciatura em Design ramifica-se em quatro áreas de especialização: Design de Comunicação, Design de Produto, Design de Interiores e Design de Moda; e a Licenciatura em Artes permite a opção por uma de duas áreas de especialização: Artes Digitais e Multimédia ou Joalharia.

O 2º Ciclo, conducente ao grau de Mestre, pretende garantir o aprofundamento de conhecimentos e de competências adquiridos no ciclo anterior, proporcionar uma formação contínua e gradualmente mais exigente e acompanhar o desenvolvimento e maturidade do aluno, com o objectivo de preparar profissionais capazes de responder às necessidades das empresas e dos gabinetes de projecto e de certificar que neles se integram sem constrangimentos.

De modo a, por um lado, responder claramente às mais altas exigências da mobilidade e, por outro, garantir uma oferta o mais alargada possível, a ESAD oferece a possibilidade aos alunos de frequentarem o 2º ou o 3º ano do Curso de Licenciatura, em qualquer uma das suas especializações, num vasto leque de universidades internacionais, com as quais tem já parceria, seja ao abrigo do programa ERASMUS seja através de acordos bilaterais. E, tal como já sucede com as Licenciaturas, a ESAD está a efectuar diligências no sentido de obter parcerias com universidades nacionais e estrangeiras, assim como com empresas (para a realização de estágios curriculares) para que os seus alunos possam aí frequentar, parcialmente ou na íntegra, o 2º Ciclo de estudos.

Como percurso alternativo de acesso ao grau de Mestre, a ESAD/EPG disponibiliza um conjunto de Pós-Graduações, com creditação pela ESAD no seu Mestrado em Design. Estas formações são itinerários formativos em áreas específicas do design, que proporcionam aos seus participantes a aquisição e aprofundamento de conhecimentos, assim como o desenvolvimento de competências profissionais. Procuram, por um lado, responder a necessidades emergentes do mercado de trabalho e, por outro, munir os participantes de uma formação especializada e profissionalizante que se constitua como uma importante ferramenta em contexto empresarial.

A ESAD/LAB oferece, ainda, um vasto programa de Formação Aberta que, em curtos períodos de tempo, possibilita aos alunos que se encontram nos percursos de licenciatura e de mestrado, bem como a profissionais e outros interessados, a actualização de conhecimentos e a aquisição de novas de competências, em áreas como: Desenho, Vídeo, Animação, Modelação ou Game Design, entre muitas outras.

A ESAD fica localizada na Senhora da Hora, freguesia de Matosinhos.


b)        Recursos e Tecnologias

A ESAD dispõe de instalações próprias que integram, para além das salas destinadas às disciplinas teóricas e práticas, laboratórios especializados de informática, de desenho, oficinas de madeira e metais, joalharia e serigrafia, fotografia e vídeo.

Uma biblioteca especializada, permite aos estudantes uma constante actualização e dinamização na aprendizagem e desenvolvimento de competências.

Os laboratórios de fotografia e vídeo são complementados com um estúdio e reúnem equipamento necessário para produção profissional.

Os laboratórios de informática estão equipados com as tecnologias mais recentes, utilizando as plataformas Apple Os X, Windows e Silicon Graphics de forma a cobrir todas as especificidades das diferentes áreas.

A ESAD tem protocolos com diversas empresas internacionais produtoras de software permitindo assim a utilização de programas sofisticados nas áreas da concepção e execução de projectos de design, tais como Alias, SolidWorks, Autodesk, Adobe, etc. Através de uma rede com linha dedicada e equipamento próprio a escola disponibiliza o acesso à Internet, através de wireless, tanto nos laboratórios de informática, na biblioteca e em qualquer parte da escola.

As oficinas estão equipadas para a produção de maquetas e protótipos em diferentes materiais. O auditório da ESAD reúne condições adequadas para apresentações multimédia e tem capacidade de 160 lugares.


c)        Principais áreas de investigação

A relação com a sociedade é fundamental para o sucesso dos objectivos da ESAD. A aposta em projectos, de índole industrial e comunicacional, sob a alçada do Departamento de Investigação em Design Industrial e do Departamento de Comunicação e Projectos, que em convivência com diversas empresas, tem permitido a implementação no mercado diversos produtos e serviços.


d)        Casos de Sucesso

A ESAD tem participado através dos seus alunos em inúmeros concursos nacionais e internacionais, nos quais tem obtido as mais variadas distinções.