Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos – Universidade de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos – Universidade de Coimbra

Proposta a sua criação aquando da Terceira Reunião Internacional de Camonistas (Coimbra, Novembro de 1980), o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos viria a ser criado em Agosto de 1993, congregando professores e investigadores de quatro Universidades portuguesas (Coimbra, Lisboa, Porto e Minho) e tendo como instituição de acolhimento a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. Reconhecido desde então como Unidade de I&D pela FCT, o CIEC corresponde todavia a uma rica tradição de Estudos Camonianos nas Universidades portuguesas e a uma velha aspiração de sucessivas gerações de escolas (Carolina Michaëlis de Vasconcelos e Wilhelm Storck, José Maria Rodrigues e Rebelo Gonçalves e  Costa Pimpão e Hernâni Cidade, Maria Helena da Rocha Pereira e Américo da Costa Ramalho, Martim de Albuquerque e Aníbal Pinto de Castro, Vítor Aguiar e Silva e Maria Vitalina Leal de Matos, etc.).

Desde o início, acompanhando o esforço imediato de instalação em termos de equipamento e infra-estruturas, o Centro contou com equipas de investigadores repartidas por várias linhas de acção, a cargo de responsáveis qualificados. Actualmente, essas linhas estão organizadas em quatro áreas prioritárias, com os seus respectivos coordenadores:

  • Edição de textos camonianos (Coord. Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira);
  • Camões – o autor histórico e o mito camoniano (Coord. Prof.ª Doutora Maria do Céu Fraga Amaral);
  • Formas de existência da obra camoniana na diassincronia das recepções (Coord. Prof.ª Doutora Isabel de Lima e Almeida);
  • Novas perspectivas de leitura da épica, da lírica e do teatro de Camões (Coord. Prof.ª Doutora Rita Marnoto).

Além de desenvolver iniciativas para divulgar o seu trabalho junto de um público mais vasto, o Centro procura constituir-se em meeting place para todos os professores e investigadores cujo centro de interesses científicos é o estudo de Camões e da sua contínua presença na Cultura portuguesa e universal. Naturalmente, empenha-se na realização de reuniões científicas nacionais e internacionais, como Colóquios ou Congressos, e na publicação coordenada de estudos e textos camonianos criticamente estabelecidos.

O Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos tem por objectivos gerais:

  • Organizar e gerir um fundo bibliográfico especializado – livros, revistas, microformas, etc. – que possa proporcionar aos investigadores instrumentos fundamentais de trabalho nos diversos domínios dos Estudos Camonianos.
  • Coligir, tratar e difundir, através de publicações periódicas ou monografias, informação sobre os Estudos Camonianos.
  • Programar, desenvolver e apoiar, sob o ponto de vista científico, projectos de investigação sobre Camões, a sua obra, a sua época, a recepção da sua poesia e a didáctica do seu texto.
  • Promover e organizar, por si ou em conjugação com outras instituições científicas e culturais, congressos, colóquios, simpósios, seminários e outras manifestações, no âmbito dos Estudos Camonianos e da sua contextualização histórico-cultural.
  • Estabelecer acordos e protocolos com outros Centros Universitários de Investigação ou instituições similares, a fim de realizar adequada e eficazmente os seus objectivos.