Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Universidade do Porto « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro de Psicologia da Universidade do Porto – Universidade do Porto

O Centro de Psicologia da Universidade do Porto (Unidade da Fundação para a Ciência e a Tecnologia 160/50) foi oficialmente criado em Maio de 1980 e a sua coordenação esta actualmente assumida por Marianne Lacomblez.

Pertencem a este centro 63 investigadores (38 são docentes da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto),  29 bolseiros e 41 colaboradores.

O número de doutorados elegíveis em final de 2006 era de 41.

A última avaliação da unidade foi concluída com uma apreciação de “very good”.

Se o objectivo genérico do Centro é a investigação relativa ao comportamento humano nas diversas situações em que ocorre, a concepção de meios diagnósticos e o desenvolvimento de estratégias interventoras exige uma diferenciação das tarefas.

Assim, durante vários anos, a equipa do Centro de Psicologia organizou-se em três linhas com objectivos e actividades específicas, embora complementares.

Contudo, a progressiva diferenciação dos projectos científicos desenvolvidos pelos investigadores levou, desde 2003, a uma reorganização da equipa em 16 sub-projectos, todos liderados por docentes da FPCE-UP e todos inseridos em redes internacionais.

Recentemente houve lugar a uma nova reestruturação da equipa, que se organiza desta vez em 8 Grupos de Investigação, que irão desenvolver projectos de investigação de acordo com os sub domínios científicos da Psicologia em que se inserem: Psicologia das Organizações, Psicologia Social, Psicologia do Trabalho, Psicologia Diferencial, Psicologia do Desenvolvimento e da Educação de Crianças e Adolescentes, Psicologia do Desenvolvimento de Jovens e Adultos; Psicologia da Orientação Vocacional ao Longo da Vida e Psicologia da Linguagem.