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Centro de Estudos em Educação e Psicologia – Universidade do Minho

Sediado na Escola de Psicologia da Universidade do Minho, o Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) é uma estrutura de carácter permanente no âmbito do Instituto de Educação e Psicologia, que visa a coordenação e o desenvolvimento de recursos de investigação científica no domínio da Psicologia e áreas afins.
O Centro tem por objectivos:

  • Contribuir para o desenvolvimento da investigação científica e para a realização da política científica nacional na sua área específica;
  • Realizar programas e projectos de investigação;
  • Colaborar com outras instituições de investigação e desenvolvimento, nomeadamente através do intercâmbio científico;
  • Difundir os resultados da investigação científica produzida;
  • Desenvolver actividades de formação especializada, pós-graduada e de formação contínua e colaborar com outras instituições neste tipo de actividades;
  • Promover a divulgação do conhecimento científico junto dos alunos dos diversos graus de ensino e do público em geral.

O Centro conta com 5 grupos de investigação:

  • Laboratório de Neuropsicofisiologia;
  • Laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal;
  • Laboratório de Avaliação Psicológica;
  • Laboratório de Psicologia Experimental;
  • Laboratório de Visualização e Percepção.

O Centro de Investigação em Educação (CIEd) é uma estrutura de carácter permanente, de natureza interdisciplinar que, no âmbito do Instituto de Educação, visa a promoção e a coordenação da Investigação Científica em Educação e domínios afins.

A investigação no CIEd está estruturada em Grupos de Investigação. Os Grupos de Investigação concretizam a política do Instituto de Educação segundo grandes áreas do conhecimento e da produção científica:

  • A construção teórica e prática do currículo em contextos formais, não formais e informais;
  • Educação em ciências, sociedade e desenvolvimento;
  • Educação, tecnologia e comunicação;
  • Instituições, organizações e contextos educativos: políticas, racionalidade e práticas;
  • Literacias – Práticas e Discursos em Contextos Educativos;
  • Pedagogia, Filosofia e História da Educação.