Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos – Universidade de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos – Universidade de Coimbra

O Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos (CIEG) é uma Unidade de I&D da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, criada em 1994 por iniciativa, e sob a coordenação científica, da Prof.ª Doutora Maria Manuela Gouveia Delille, professora catedrática do Grupo de Estudos Germanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Está sediado nessa Faculdade de Letras, tendo integrado, no decurso dos seus treze anos de existência, docentes e investigadores de seis Universidades portuguesas (Coimbra, Aveiro, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Universidade Católica Portuguesa-Pólo de Viseu e Universidade Atlântica, de Lisboa) e de três Institutos Superiores Politécnicos (Leiria, Guarda e Beja). Classificado, em 2003, com a nota de “Excelente” por um painel internacional de avaliação nomeado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Centro tem desenvolvido trabalhos de investigação germanística sob uma perspectiva comparada, interdisciplinar e intercultural nas áreas da Literatura, Cultura, Linguística e Historiografia, bem como no domínio dos Estudos de Tradução, com particular incidência nas Relações Literárias e Culturais Luso-Alemãs do século XVIII à actualidade. Ao longo dos últimos anos, tem vindo a ser publicado um número considerável de estudos, nomeadamente 10 volumes da Colecção Minerva/CIEG e, desde 2001, 26 cadernos do cieg, os quais documentam o trabalho realizado nos vários ramos científicos abrangidos pelo Centro.

Sobre as matérias em estudo o CIEG tem organizado reuniões científicas dedicadas às principais tendências literárias, linguísticas e culturais da Germanística Internacional e da Comparatística (colóquios, encontros, workshops e ciclos de conferências) com a colaboração de especialistas nacionais e estrangeiros, na sua maioria germanistas de países de língua alemã. Os membros do CIEG têm também participado regularmente em reuniões científicas de âmbito nacional e internacional, participação essa que constitui um meio privilegiado de discutir e divulgar, num fórum especializado, os resultados das pesquisas efectuadas.

A coordenação científica do CIEG esteve a cargo da Prof.ª Doutora Maria Manuela Gouveia Delille desde 1994 até Junho de 2006, data em que ocorreu a sua jubilação. A partir de Julho de 2006, o Centro passou a ser coordenado pela
Prof.ª Doutora Maria Teresa Delgado Mingocho.