Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – Universidade de Coimbra « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro de Histofisiologia, Patologia Experimental e Biologia do Desenvolvimento – Universidade de Coimbra

Esta Unidade de investigação surgiu em resultado do esforço e da colaboração existente entre o Instituto de Histologia e Embriologia (IHE) e o Instituto de Anatomia Patológica (IAP) da Faculdade de Medicina de Coimbra.

Estes dois institutos compreendem uma área superior a 4000 m2 localizada no 1º e 2º andar do edifício da Faculdade de Medicina de Coimbra, um terço da qual está disponível para o Centro.

O Centro tem como objectivos prioritários estudos de carácter morfofuncional visando uma melhor compreensão dos processos de diferenciação e organogénese, bem como as alterações patológicas, observadas em condições experimentais quer em material humano quer em animais de experiência.

A actividade científica centrada em torno da formação pós-graduada representa um dos grandes objectivos.

O CHPEBP, criado no início de 1998, está vocacionado para a realização e desenvolvimento de investigação em ciência básica.

Os trabalhos em curso exigem a utilização de equipamentos e metodologias comuns, incluindo microscopia de luz e microscopia electrónica de transmissão e de varrimento, micro análise, bem como técnicas cito químicas, imunocitoquímicas, cultura de células e estudos bioquímicos recorrendo a metodologias de separação e análise, utilizando HPLC e ultra centrifugação.

No âmbito da biologia molecular têm sido optimizadas e desenvolvidas as metodologias de hibridação in situ e de PCR in situ.