Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil – Universidade do Minho « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil – Universidade do Minho

O Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) está localizado no campus de Azurém da Universidade do Minho, sendo uma das unidades de investigação classificada como “excelente” na última avaliação internacional realizada pela FCT.

O Centro definiu como objectivo estratégico ser líder impulsionador da mudança nas indústrias têxtil e do vestuário, providenciando desta forma uma base de conhecimento que permita a contínua viabilidade deste sector no mercado global. Apostando na inovação científica e tecnológica em cooperação com outras instituições de I&D e com empresas nacionais e internacionais desenvolve projectos nas áreas:

  • Dos novos materiais e produtos;
  • Da optimização e automatização de processos de fabricação;
  • Das tecnologias emergentes, incluindo métodos, equipamentos e sistemas integrados;
  • Das metodologias de design.

Assegurando ainda a sua utilização e disseminação através de acções de transferência de conhecimento e tecnologia.

Pela segunda vez consecutiva o 2C2T foi distinguido com a nota máxima da classificação. O painel de avaliadores considerou mais uma vez de grande qualidade o trabalho realizado pelos investigadores do Centro, pelo que este continua com a chancela de “Excelente”.

Três trabalhos de investigação realizados no CCTT, submetidos ao XXIII Congresso Nacional de Técnicos Têxteis realizado pela ABTT – Associação Brasileira de Técnicos Têxteis, foram

agraciados com prémios e uma menção honrosa.