Centro de Biotecnologia e Química Fina – Universidade Católica Portuguesa « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro de Biotecnologia e Química Fina – Universidade Católica Portuguesa

O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) foi criado em 1990, tendo como instituição de acolhimento a Universidade Católica Portuguesa – Escola Superior de Biotecnologia.

A missão deste centro é intervir de forma marcante nas comunidades científica, social e económica através do desenvolvimento de actividades de I&D, essencialmente na área da Biotecnologia, com aplicações nas áreas Agro-alimentar e Ambiental, com particular ênfase na formação pós-graduada, e estabelecendo fortes ligações com as empresas. Estas actividades visam tornar o CBQF num fórum de excelência internacional com forte consciência nacional, que revela e promove o espírito académico numa perspectiva humanista.

Ao nível das actividades, desenvolve investigação fundamental e aplicada, sendo esta última essencialmente dirigida para produtos/temas de interesse regional e nacional, contribuindo assim para defender a competitividade nacional, em sectores tão relevantes economicamente como o dos vinhos ou dos lacticínios. Nestas áreas estão ainda em curso programas multidisciplinares envolvendo empresas e instituições, implementados através da associação de empresas da ESB (AESBUC). É devotada especial atenção à formação pós-graduada, sendo a maior parte dos esforços de I&D integrados em programas de doutoramento.

As instalações do Centro de Biotecnologia e Química Fina estão localizadas no edifício II da Escola Superior de Biotecnologia, no Porto.

A área concluída inclui 12 gabinetes para professores e investigadores, e 10 laboratórios temáticos (Bioprocessamento Alimentar, Engenharia de Bioprocessos, Química Analítica, Bioprocessamento Não Alimentar, Microbiologia I (vinhos), Microbiologia II (bactérias lácticas e pescado), Biotecnologia Vegetal, Optimização de Processos Alimentares, Métodos Instrumentais de Análise, e Estudos Ambientais.