Centro de Bioengenharia e FármacoClínica « KNOW NOW // Conhecimento e Inovação
Know Now

Centro de Bioengenharia e FármacoClínica

O Centro de Bioengenharia e FármacoClínica (CBFC) é uma unidade de investigação e desenvolvimento integrada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa visando um elevado padrão de ensino e investigação em bioengenharia e ciência fármaco-clínica e desenvolvendo uma abordagem integrada e interdisciplinar através de investigação em cinco áreas impulsionadoras:

  • Engenharia biomolecular,
  • Engenharia celular e de tecidos,
  • Engenharia bioprocessual,
  • Química farmacêutica e
  • Análises clínicas.

O desenvolvimento estratégico do CBFC requer por isso a integração de várias disciplinas científicas e de bioengenharia: biologia molecular e celular, bioquímica, enzimologia, química farmacêutica, análises clínicas, engenharia metabólica, bioreactores e engenharia de processos.

Equipa de investigação do CBFC

São membros fundadores do CBFC: Prof. Doutor Victor Manuel Balcão, Prof. Doutora Carla Guimarães Moutinho, Prof. Doutora Carla Manuela Matos, Prof. Doutora Cristina Vieira Almeida e Prof. Doutora Maria Pia Ferraz. Recentemente, três novos docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP passaram a integrar o CBFC: Prof. Doutora Maria do Carmo Moreira, Prof. Doutor José Neves e Prof. Doutora Carla Sousa e Silva.

Elaboração de projectos de I&D

No âmbito das áreas de investigação supramencionadas, a equipa de investigação do CBFC elaborou três candidaturas a financiamento para projectos de investigação nacionais por ocasião do último programa POCTI (entidade financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia), tendo dois deles a Universidade Fernando Pessoa (Centro de Bioengenharia e FarmacoClínica) como Instituição Proponente e como Instituição Participante a Universidade do Minho (Centro de Engenharia Biológica) (projectos PREBIOTIC e ANTIBIOTIC), e o terceiro a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto como Instituição proponente e como Instituições participantes a Universidade Fernando Pessoa (Centro de Bioengenharia e FarmacoClínica), a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o Centro de Química da Universidade do Porto (projecto FIRSTFOOD).

Actividades de I&D

Recentemente, a equipa do CBFC iniciou um trabalho de investigação em colaboração com o Hospital de São João (equipa do Serviço de Pediatria: Doutor Gustavo Rocha, Prof. Doutor António Guerra e Prof. Doutora Ercília Guimarães) e com a Faculdade de Farmácia (equipa: Prof. Doutor Agostinho Almeida e Prof. Doutor Agostinho Franklin Marques), no sentido de acompanhar a evolução do leite materno ao longo das primeiras 16 semanas de amamentação pós-parto. Com esse objectivo, recolheram-se amostras de leite de várias dezenas de mulheres do Grande Porto, para posterior análise e quantificação dos perfis de ácidos gordos livres e esterificados, aminoácidos, oligoelementos, vestígios de antibióticos de origem veterinária, lactoferrina e lactoperoxidase. A recolha das amostras de leite, efectuada por uma interna do Hospital de São João, foi sempre acompanhada do preenchimento de um questionário sobre os hábitos alimentares das mulheres em estudo. As análises de ácidos gordos livres e oligoelementos foram custeadas pelos investigadores do Hospital de São João, mas o trabalho foi entretanto estruturado na forma de projecto de investigação e submetido à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com vista a um possível financiamento (projecto FIRSTFOOD).

Ainda dentro da mesma linha de investigação, o CBFC receberá em Setembro do corrente ano uma aluna de Doutoramento da Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo, por um período de seis meses, para realizar trabalhos de investigação relacionada com a produção de uma gordura que minimize a gordura do leite humano, através da utilização de lipases e substratos de baixo custo.

Desde o início, tem sido feito um esforço para tentar incluir alunos de licenciatura (a partir do 3º ano) nos projectos de investigação dos docentes membros do CBFC.